segunda-feira, 9 de novembro de 2015

BRASIL: ALCKMIN MANIPULA POR SEIS MESES ESTATÍSTICAS PARA REDUZIR HOMICÍDIOS


O governo do tucano Geraldo Alckmin de São Paulo segue os padrões históricos das gestões do PSDB: sucateamento do estado e manipulação da informação para favorecer os seus interesses.

Depois de tentar na surdina, por meio de um decreto, impor sigilo informações sobre segurança pública, transporte e abastecimento de água – setores que o governo tucano tem sérias denúncias –, Alckmin agora é acusado de fraudar as estatísticas sobre homicídios em São Paulo.

A fraude não é de hoje, mas a coisa ficou tão escancarada que a Folha de S. de Paulo desta segunda-feira (9) dedicou reportagem especial para detalhar a manobra nas estatísticas para que apresentassem uma queda maior dos homicídios.

Como num passe de mágica, desaparecem 102 mortes dos registros oficiais. Detalhe: o truque eliminou os homicídios dolosos cometidos por PMs de folga em suposta “legítima defesa”. Diante dos casos que acompanhamos nos últimos meses, em que políciais são flagrados forjando a cena do crime, a informação é muito relevante.

A manipulação dos números atende a dois interesses: reduzir artificialmente o número de homicídios e o de esconder a ação de PMs em mortes no estado. Isso porque pelo novo critério, se um PM de folga matar alguém ao reagir a um roubo, esse caso não é contabilizado como homicídio. No entanto, se um cidadão comum matar alguém em reação a um assalto esse homicídio continua a ser contabilizado como homicídio.

Em seis meses, a manobra tucana nas estatíticas reduziu artificialmente em 16,3% os homicídios na capital e 13,2% no estado em 2015, na comparação com o mesmo período de 2014.

Sobre a mágica, o secretário de insegurança de Alckmin, Alexandre de Morais, diz que é “consequência da eficácia do trabalho policial”.

Após a publicação da matéria, o governo de São Paulo disse, por meio de nota, que a “mudança” nas regras foi para seguir a “metodologia internacional”. A manobra nos dados tem sido feita desde abril, no entanto, o governo do PSDB não informou que estava aplicando o truque, com a exclusão das estatísticas de homicídios dolosos das mortes cometidas por PMs. Sobre isso, disse apenas que foi inserido um “asterisco” nas tabelas, mas admitiu que não foi informado de forma a evidenciar a alteração.

Publicidade com os números manipulados

Por outro lado, o governo do PSDB não deixou de aproveitar os números manipulados para fazer publicidade oficial, ressaltando que em setembro, “pela primeira vez desde 2001, a taxa de homicídios no estado ficou em 9,1 casos por grupo de 100 mil habitantes”.


Do Portal Vermelho, com informações de agências

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário