sexta-feira, 13 de novembro de 2015

BRASIL: CONTRA REORGANIZAÇÃO DE ALCKMIN, ESTUDANTES OCUPAM MAIS UMA ESCOLA


Desde as primeiras horas desta quinta-feira (12), estudantes da Escola Estadual Presidente Salvador Allende Gossens, que fica no Bairro Conjunto Residencial José Bonifácio, extremo leste de São Paulo, ocupam a unidade, em protesto contra o projeto de reorganização do ensino imposta pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A escola consta na lista das 94 que devem ser fechadas a partir do ano que vem.

A ocupação foi decidida em assembleia ainda antes do horário de início das aulas. Os alunos também se organizaram para garantir a alimentação, segurança e limpeza do local. No início da manhã, a Polícia Militar esteve no local, buscando impedir a ocupação, inclusive com tentativa de forçar a entrada na escola ocupada, mas, segundo relatos, os estudantes teriam conseguido acordo com a PM para não invadir o prédio e manter o protesto.

A escola permanece aberta, e até às 9h cerca de 200 alunos participavam da ocupação, além de professores. Do lado de fora, pelo menos outra centena de estudantes e moradores da comunidade prestam apoio à ocupação.

Devido à distância e pouca visibilidade do bairro, os estudantes alertam para o risco de uma tentativa de despejo ilegal por parte dos policiais, mesmo sem a existência de um mandado judicial.

Bianca, de 15 anos, aluna do 1º ano, contou à RBA que os alunos não concordam com o fechamento da escola e temem ser mandados para unidades distantes, como no município vizinho de Suzano. “O pouco que a gente tem, querem tirar. A gente vai cuidar da escola, não vamos depredar nada.”

Ela diz que a escola não tem vagas ociosas, que todas as salas são plenamente utilizadas e que, nos finais de semana, a unidade também serve à comunidade, que utiliza a quadra como espaço de lazer. Outra aluna afirmou que são muitos os professores temporários e que, com o fechamento, deverão ser demitidos.

Depois da E.E Cefam Diadema, no ABC, e da E.E. Fernão Dias Paes, em Pinheiros, ocupadas desde terça-feira (10), a E.E. Salvador Allende é a terceira a ser ocupada na luta contra o fechamento de escolas e reorganização de ciclos propostas pelo governo estadual.

Uso da violência 

Na manhã desta quarta-feira (11), os policiais militares voltaram a praticar violência, ferindo dois alunos. A estudante do Colégio Fernão Dias, Sandy, contou ao Portal Vermelho que o movimento começou por conta da luta contra reorganização e denuncia que a ação está sendo duramente reprimida pela PM. “A polícia que diz defender a população nos cercou e disparou tiros de borracha, quase fui acertada. Fui atingida por spray de pimenta, passei muito mal e ainda por cima os profissionais que estavam em uma ambulância negaram atendimento.” 


Fonte: RBA

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário