segunda-feira, 16 de novembro de 2015

BRASIL: DOCUMENTÁRIO INÉDITO MARCA O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) vai exibir gratuitamente na próxima segunda-feira (16) o documentário Menino 23, de Belisario Franca, que mostra a investigação do historiador Sidney Aguilar por meio das memórias de meninos negros e órfãos vítimas de preconceito, trabalho semiescravo e violência nos anos 1930. Um deles, hoje com 87 anos, relata os abusos. A obra ajuda a compreender as raízes do racismo e do eugenismo no Brasil e sua permanência devastadora. 

Após a exibição, que acontece nos auditórios do Ipea no Rio de Janeiro e em Brasília, haverá debate sobre o filme com o diretor Belisario Franca, o historiador Sidney Aguilar, o técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea Antonio Teixeira Lima Junior e pessoas ligadas ao tema.

Em 1998, o historiador Sydney Aguilar ensinava sobre nazismo alemão para uma turma de ensino médio quando uma aluna mencionou que havia centenas de tijolos na fazenda de sua família estampados com a suástica - o símbolo nazista. Esta informação despertou a curiosidade de Sydney e desencadeou sua pesquisa. 

Pouco a pouco, o filme mostra como o historiador avançou com a investigação, revelando que, além de fatos, ele também descobriu vítimas. O trabalho de Sidney vai reconstituir laços estreitos entre as elites brasileiras e crenças nazistas, refletidos em um projeto eugênico implementado no Brasil.

Nazistas brasileiros

Sidney revela que nazistas brasileiros orquestraram a remoção de 50 meninos de um orfanato no Rio de Janeiro, prometendo-lhes uma vida melhor, mas a realidade se revelou muito mais dura: seu destino era a escravidão e o isolamento na Fazenda Cruzeiro do Sul, propriedade de poderosa família da elite local.

Aloísio Silva, um dos sobreviventes, lembra a terrível experiência que escravizou os meninos ao ponto de privá-los do uso de seus nomes, transformando-o no “23”.

Sidney e outros historiadores e especialistas irão delinear os contextos históricos, políticos e sociais do Brasil durante os anos 1920 e 1930, explicando como um caldeirão étnico como o Brasil absorveu e aceitou as teorias de eugenia e pureza racial, a ponto de incluí-los em sua Constituição de 1934.

A investigação culmina com a descoberta de Argemiro, outro sobrevivente do projeto nazista da Cruzeiro do Sul. Sua trajetória reforça ainda mais como os conceitos de “supremacia branca” e as tentativas de “branqueamento da população” marcaram nosso corpo social deixando sequelas devastadoras até os dias de hoje. Sendo o racismo e - mais ainda - a negação do mesmo, as mais permanentes. 

Serviço:
O evento é aberto ao público e ocorre no auditório do 10º andar do Instituto, na Av. Presidente Antonio Carlos, 51, no Rio. Como as vagas são limitadas, é necessário confirmar presença pelo e-mail marina.nery@ipea.gov.br. O credenciamento será às 10h30, seguido do café da manhã de boas-vindas. Haverá transmissão para o auditório do 7º andar do Ipea em Brasília (SBS, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea). 


Fonte: Ipea

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário