terça-feira, 10 de novembro de 2015

BRASIL: JÔ MORAES ALERTA PARA AMEAÇA DA TRANSPACÍFICO AOS TRABALHADORES


A presidenta da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), alertou as entidades de classe para as propostas do Tratado Transpacífico (TPP, a sigla em inglês) que podem representar ameaças aos direitos dos trabalhadores.

“As dimensões das cláusulas do TPP representam uma grande ameaça. O controle das informações na internet, os acordos ambientais, a incidência disto tudo sobre nosso país, nossa economia, a perspectiva de submeter governos a jurisdição de tribunais estrangeiros por cláusulas de negociação são questões que devem ser discutidas amplamente, até mesmo para se buscar alternativas”, afirmou a parlamentar durante encontro promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para debater o tema.

Em outubro, após quase cinco anos de negociação, Estados Unidos, Japão e outros 10 países (Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietnã assinaram o maior acordo de livre comércio celebrado na história e que reúne 40% das riquezas do mundo. Desde seu anúncio, o tratado vem incentivando discussões sobre seus impactos em diversos países.

A criação do megabloco comercial cria uma desvantagem para o Brasil no mercado global, uma vez que os países do tratado poderão exportar uns para os outros com eliminação de tarifas e redução de barreiras não-tarifárias.

A negociação do acordo foi feita de maneira discreta e bastante criticada, porque outros blocos econômicos consideram o TPP uma ameaça às economias regionais e ainda a algumas multinacionais e grupos de interesse como empresas automobilísticas e empresas do agronegócio.

A deputada Jô Moraes avalia que o tratado representa uma ameaça às conquistas dos trabalhadores em todo o mundo. Para ela, é fundamental que os trabalhadores e suas organizações estejam atentos às movimentações e propostas do novo bloco para impedir perdas. 



De Brasília
Com informações da Ass. Dep. Jô Moraes

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário