segunda-feira, 16 de novembro de 2015

BRASIL: SEM TERRA OCUPAM CODEVASF EM ALAGOAS E COBRA GARANTIA DE ÁGUA NOS ASSENTAMENTOS


O Movimento denuncia a inexistência de uma política que garanta que as famílias assentadas da região tenham acesso à água.


Da Página do MST


Trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra do Sertão e do Agreste de Alagoas ocuparam na manhã desta segunda-feira (16) a superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), no município de Penedo. Os Sem Terra demandam água para produção e consumo, além de denunciar a inexistência de uma política que garanta que as famílias assentadas da região tenham acesso à água.

“Já se passaram mais de 10 anos de promessas e enganação do povo assentado aqui da região”, denuncia Débora Nunes, da coordenação nacional do MST. “Temos famílias assentadas em menos de 3 hectares, com o compromisso do governo federal e estadual, a época, que as mesmas teriam irrigação para viabilizar a sua produção e a permanência na roça e até agora nada foi feito”.

Segundo os Sem Terra, somente com a Codevasf, há mais de quatro anos têm sido realizadas reuniões periódicas para garantir o abastecimento de água na região, onde a companhia havia se comprometido com a implantação de sistemas simplificados de irrigação nos assentamentos e mesmo realizando eventos, reuniões e até um ato público no Assentamento Maria Cristina em Delmiro Gouveia para o anúncio das ações, os camponeses continuam sem um água em suas casas.

“Na época de definir qual órgão ficaria responsáveis pela garantia do abastecimento de água, em alguns assentamentos como o Maria Cristina, Xingozinho, Maria Bonita e outros teve disputas por se tratar de projeto piloto e era tido como prioridade, contudo até agora não temos nenhuma área que tenha sido atendida”, comenta Débora.

Delmiro Gouveia, Água Branca, Mata Grande, Ianhapi, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Belo Monte, Pão de Açúcar, Craíbas, Traipu, Penedo e Girau do Ponciano, são alguns dos municípios de onde os trabalhadores rurais apresentam esse abandono com relação ao abastecimento de água e exigem hoje da Codevasf uma posição para solucionar o problema do povo da região com a falta de água.

“No Assentamento Nova Esperança, no município de Olho D’Água do Casado, a obra da estação elevatória, conduzido pela Construtora Gautama, os recursos foram desviados, a obra ficou inacabada e o prejuízo ficou para as famílias e todo o povo da região”, disse Nunes.

Segundo Débora, diversas famílias vivem hoje assentadas e acampadas às margens do rio São Francisco e do Canal do Sertão e mesmo assim não possuem garantido o acesso a água, “o Estado não viabiliza as infraestruturas necessárias para resolver esse problema que está diretamente ligado com a vida e a permanência do povo no campo, responsabilidades essas que tocam as esferas federal, estadual e municipal”.

“Apesar da obra do Canal do Sertão, ainda seguimos com sérias limitações e distantes de atender a demanda do homem e da mulher do campo. A cada trecho é uma festa pública de inauguração e nada da água chegar na torneira dos trabalhadores”.

Durante a ocupação os camponeses lembram-se dos últimos anos de seca que agora tende a agravar na região. “Não dá pra gente aceitar que a água seja tida como um negócio e um privilégio, essa é mais uma luta em defesa do direito à água e a vida digna para toda a população”, ressalta Débora.


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário