quinta-feira, 12 de novembro de 2015

BRASIL: VOCÊ SOUBE? - POLÍCIA USA SPRAY DE PIMENTA E BALAS DE BORRACHA CONTRA ESTUDANTES


Cerca de 250 estudantes da Escola Estadual Fernão Dias, na capital paulista, estão ocupando o colégio desde terça-feira (10). O local faz parte do plano de restruturação do governo Alckmin, que pretende fechar 94 escolas em todo o estado e outras centenas de salas de aulas, transferindo essa parcela da responsabilidade do governo do estado para o município. 

A escola não será fechada, porém, com a reorganização do ensino, em 2016, a escola passará a ter apenas o ensino médio e os estudantes do ensino fundamental serão transferidos para outra escola. 
Durante a tarde desta terça-feira, policiais militares que já estavam cercando a escola, tentaram levar a força dois estudantes, mas foram contidos pela multidão que gritava “É estudante e não bandido!”.

Na manhã desta quarta-feira (11), os policiais militares voltaram a praticar o uso da violência, ferindo dois alunos. A estudante do Colégio Fernão Dias, Sandy, contou ao Portal Vermelho que o movimento começou por conta da luta contra reorganização e denúncia que, a ação, está sendo duramente reprimida pela PM. “A policia que diz defender a população, nos cercou e disparou tiros de borracha, quase fui acertada. Fui atingida por spray de pimenta, passei muito mal e ainda por cima os profissionais que estavam em uma ambulância negaram meu atendimento". 

A presidenta da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), Angela Meyer, acompanhou todo o processo de ocupação e também acusa a PM paulista de uso abusivo da força. " Os estudantes ocuparam o prédio em um ato de resistência contra a reorganização, a polícia milita, mais uma vez, usa da truculência com os estudantes, mas as ocupações são o último recurso contra a medida de desmonte educacional promovido por Alckmin. Nesta semana, estão ocupadas a Escola Fernão Dias e a Escola Estadual de Diadema. Na semana que vem, mais escolas serão ocupadas, ou seja a mobilização está apenas no começo”.

Angela afirma que haverá uma plenária no Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), onde será lançada a campanha de ocupação e pelo boicote ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). 


Logo após o resultado de uma pesquisa afirmar que 59% da população paulista desaprova o remanejamento dos estudantes, desde o início da semana, o governador Geraldo Alckmin vem aparecendo em inserções na TV e rádio para fazer a defesa do plano de reestruturação das escolas estaduais. A questão é que o governador expõe o plano mas não apresenta justificativas para as medidas adotadas. 


Fonte: Vermelho Org

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário