segunda-feira, 9 de novembro de 2015

PASOLINI: 40 ANOS DA MORTE MISTERIOSA DE UM VISIONÁRIO


Um dos maiores artistas do século XX, o intelectual marxista era detestado pela burguesia. Para muitos, sua morte foi resultado de um complô político.

Quem foi Pier Paolo Pasolini?

Em avanço sobre sua época, o poeta, romancista e cineasta, morto de forma violenta na praia de Ostia, perto de Roma, foi relembrado dia 2 de novembro em Paris por ocasião dos 40 anos de sua morte. Na última entrevista, dada na véspera de morrer ao jornalista Furio Colombo, do jornal La Stampa, ele constatava: “Estamos todos em perigo”.

Um dos maiores artistas do século XX, o intelectual marxista engajado era detestado pela sociedade burguesa. Para muitos, sua morte foi o resultado de um complô mafioso ou político para calar o incômodo crítico da política italiana, sobretudo na coluna Escritos corsários, publicada no Corriere della Sera, nos dois últimos anos de vida. A Democracia Cristã, severamente criticada por Pasolini por alimentar o clima de tensão da Itália dos « anos de chumbo », viu, três anos depois, seu líder Aldo Moro ser sequestrado e morto pelas Brigadas Vermelhas.

O intelectual era a consciência crítica de uma sociedade profundamente dividida politicamente. Apaixonado pelo Cristo dos pobres, que levou às telas no que é considerado o mais belo perfil de Jesus de Nazaré (O evangelho segundo São Mateus), o poeta foi lembrado em um encontro de intelectuais e artistas em Paris, no Théâtre du Rond-Point, no dia exato dos 40 anos de sua morte.

Seu assassinato, em 1° de novembro de 1975, na praia de Ostia, perto de Roma, permanece até hoje um mistério. Seus inimigos preferiram acatar (ou fabricar ?) a tese de crime sexual, atribuindo à homossexualidade de Pasolini a responsabilidade de sua morte.

Na madrugada do dia 2 de novembro de 1975, Pasolini tinha apenas 53 anos e acabara de fazer o filme “Saló ou os 120 dias de Sodoma”, baseado em texto do Marquês de Sade. Ao ver-se sozinho em seu carro num suposto encontro homossexual foi espancado até morrer. O seu próprio carro foi usado para passar por cima de seu corpo. 

Pietà de Ernest Pignon-Ernest

A cerimônia foi uma iniciativa do artista plástico Ernest Pignon-Ernest, comunista como o italiano, e teve a presença de Claudia Cardinale, Alfredo Arias, Adriana Asti, Michel Fau, Françoise Fabian, entre muitos outros. Ernest Pignon-Ernest fez um belíssimo retrato do artista como uma Pietà e lembrou que a representação do inferno para Pasolini poderia ser o capitalismo consumista desumanizante e destruidor de laços de fraternidade, que ele pressentiu. 



Biógrafo e tradutor de Pasolini, René de Ceccatty ressaltou em artigo que o intelectual era intransigente em política e detestava a corrupção e o oportunismo. Ceccatty pergunta se sua morte não teria sido uma resposta dos serviços secretos italianos a um artista que chocava e incomodava, como os profetas do Antigo Testamento perturbavam os poderosos com sua pregação radical. Como um profeta, Pasolini previu o terror no qual o país iria mergulhar.

Ele lembra que Pasolini escreveu um romance, Petróleo, publicado depois de sua morte, no qual conta a corrupção na ENI, a empresa de petróleo estatal da Itália. Em 1962, o presidente da ENI Enrico Mattei tinha morrido num misterioso acidente de avião causado, provavelmente, por ter quebrado o monopólio das Sete Irmãs, as companhias de petróleo multinacionais que davam as cartas no Oriente Médio.

Sociedade doente que mata seus poetas

Pasolini incomodava com sua lucidez e sua coragem de pôr o dedo na ferida de uma sociedade italiana hipócrita e corrupta. Ele denunciou a corrupção da Democracia cristã, descreveu a ascensão vertiginosa do neocapitalismo triunfante que vemos hoje em dia totalmente vitorioso no Ocidente; previu a ascensão de um tipo de político ligado a negócios milionários, como Berlusconi. E foi um dos primeiros a denunciar a uniformização, e consequente destruição, das culturas nacionais e locais no processo que hoje chamamos de mundialização.

No enterro, seu grande amigo, o escritor Alberto Moravia, sugeriu um crime político : « Uma sociedade que mata seus poetas, é uma sociedade doente. »

Seu último filme, Saló, só foi lançado depois de sua morte. O filme provocou a ira dos espectadores ao pôr em cena cruamente histórias do Marquês de Sade adaptadas ao contexto da República fascista de Saló, controlada pelos nazistas. Nela, fascistas sequestram 16 jovens e os aprisionam numa mansão onde são usados como fonte de prazer e sadismo. Considerado o artista mais escandaloso da Itália do pós-guerra, Pasolini teve de responder a mais de 20 processos. 

Apontado como autor da morte do poeta, Giuseppe Pelosi foi condenado em 1976 à pena de nove anos de prisão, mas muitas dúvidas a respeito da autoria única do crime permanecem até hoje. Uma das hipóteses é que o crime teria tido motivações políticas e foi cometido por membros do movimento neofascista italiano. Em uma entrevista à televisão italiana em 2005, Pelosi afirmou que fora coagido a confessar e que outras pessoas teriam assassinado Pier Paolo Pasolini.

No cinema, os clássicos da literatura universal

O ecletismo de Pasolini levou-o a visitar no cinema clássicos de diversas culturas : filmou As mil e uma noites, Édipo Rei e Medeia, mas também se interessou pelo escritor e poeta inglês do século XIV, Geoffrey Chaucer, de quem adaptou Os contos de Canterbury. Do poeta italiano Bocacio, também do século XIV, adaptou para o cinema O Decameron. 

O leitor de Antonio Gramsci, poeta e teórico do marxismo morto nas prisões do fascismo, a quem dedicou seu livro de poemas As cinzas de Gamsci, também fez incursões pelo Novo Testamento. O Jesus de seu filme O Evangelho segundo Mateus, de 1964, é um líder revolucionário, um perfeito precursor do Jesus Cristo libertador dos teólogos da Libertação. Sem acrescentar uma vírgula ao texto original de Mateus, Pasolini reconciliou nessa obra-prima o cristianismo e o marxismo e fez um dos mais belos filmes do cinema italiano. É, sem dúvida, a mais despojada e fiel adaptação do Evangelho.

No seu último filme, Saló ou os Cento e vinte dias de Sodoma, o sexo não é um instrumento de libertação como na trilogia que o precede (Decameron, Contos de Canterbury e As mil e uma noites). Ele é servidão. Ambientado na república fascista de Saló, o filme mistura pornografia e tortura na reconstituição da obra do Marquês de Sade. O caráter escatológico do filme contribuiu para aumentar o ódio dos cristãos integristas por Pasolini, que sempre abordou a religião com uma visão pessoal e libertária e nunca dissimulou sua homossexualidade. 

Uma amiga do cineasta, a atriz Adriana Asti, observou que « tudo o que ele temia aconteceu : a globalização, o reinado da televisão, o consumismo ». Seu último livro, Petróleo, descreve, profeticamente, atentados terroristas em estações de trem. Cinco anos depois de sua morte, o primeiro atentado terrorista neofascista, na estação de Bolonha, matou 85 pessoas.

Um dos diretores italianos mais marcados por Pasolini, Marco Tullio Giordana, realizou, em 1995, um admirável filme sobre a morte do cineasta, chamado Pasolini, un delitto italiano. O filme mostra a complexidade do processo, que nunca chegou aos verdadeiros assassinos, contentando-se com a prisão de um jovem de 17 anos que confessou o crime e, anos depois, declarou haver mentido sob pressão dos verdadeiros autores do assassinato. 

O mais festejado filme de Giordana, que conta a história dos últimos 40 anos do século XX na Itália, se chama La meglio gioventù, o nome do primeiro livro de poemas de Pasolini. Não é uma coincidência mas uma homenagem de um fã incondicional.

Outro fã, o cineasta Abel Ferrara, que pensa como muitos que Pasolini foi o « último grande intelectual italiano », realizou recentemente um filme no qual o ator Willem Dafoe vive o poeta em seu último dia de vida.


Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário