quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CIENTISTAS RESOLVEM UM DOS MAIORES PROBLEMAS DA COMPUTAÇÃO QUÂNTICA


Assim como o grafeno, a computação quântica é animadora, uma promessa tecnológica fantástica, mas infinitamente indescritível. Uma das razões – entre muitas delas – que faz com que computadores quânticos não sejam exatamente realidade é que nós não conseguimos ainda detectar erros na computação quântica. Não até agora.

Uma equipe de físicos demonstrou a capacidade de detectar e corrigir erros durante o armazenamento de estados quânticos em um diamante. Tradicionalmente, erros em estados quânticos são impossíveis de se corrigir, porque mesmo um simples ato de observá-los faz com que seus valores mudem; no entanto, cientistas podem finalmente ter feito uma teoria se tornar realidade. O PhysOrg explica o processo de emaranhamento:

Este é o fenômeno contraditório que os sistemas quânticos podem se tornar tão fortemente conectados que eles não podem mais ser descritos separadamente. Ao codificar o estado quântico em um estado emaranhado de múltiplos bits quânticos é possível comparar os estados dos bits quânticos para detectar erros, sem medir ou perturbar o estado quântico codificado em si.

Pronto! Isso abre as portas para um estado quântico mais estável e duradouro e, assim, um computador quântico que realmente funciona. Cientistas até conseguiram demonstrar esse método de correção de erros em temperatura ambiente, o que significa que os tais computadores quânticos não precisariam ficar em um freezer para funcionar direito.

Internet quântica

quantum teleporting
E além dos avanços na computação quântica, a internet quântica também está mais próxima de nós.

Uma equipe de físicos europeus apresentou um aparelho que consegue teleportar informação quântica através de fibra de telecomunicações. Sim, teleporte quântico – a capacidade de transmitir dados de um lugar para outro sem precisar viajar pelo espaço entre eles.

Este é um passo fundamental para a internet quântica. Segundo o TechnologyReview, esse teleporte quântico permite criar uma internet quântica onde a informação é transmitida com perfeita segurança. O TechnologyReview explica:

Um dos principais requisitos para o teletransporte generalizado está em fótons emaranhados com um comprimento de onda compatível com a fibra de telecomunicações. Isso não é tão fácil de produzir, já que fótons emaranhados devem ser compatíveis com a energia discreta da memória quântica. “Este comprimento de onda normalmente está distante da região de baixa perda de uma fibra ótica comum”, explica [Felix] Bussières [pesquisador da Universidade de Genebra].

O truque que esses caras aperfeiçoaram foi gerar pares emaranhados de fótons com comprimentos de onda diferentes. O primeiro tem um comprimento de onda de 883nm, que é compatível com um tipo de memória quântica feita de cristais de ítrio ortossilicato dopado com neodímio. O segundo tem um comprimento de onda de 1338nm, que passa facilmente através das fibras de telecom.

O estado quântico a ser teletransportado é a polarização de um fóton 1338nm. Então os caras enviam o sinal 883nm para a memória quântica onde está armazenado enquanto transmitem o sinal 1338 atraves de uma fibra de 12km para outro aparato que prepara um terceiro fóton (também de 1338nm) com a polarização a ser teletransportada.

É aí que o teletransporte acontece. Quando esses dois fótons de 1338 interagem em uma certa forma, a polarização é teletransportada para a memória quântica no outro lado do experimento.

Complexo? Bastante. Confuso? Um pouco. Mas é mais um passo em direção ao futuro das comunicações quânticas – seja nos computadores ou na internet. 

Fonte: TechnologyReview - PhysOrg

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário