segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

PROJETO TOCANTE COBRE TATUAGENS “DE CADEIA” E AJUDA A RECUPERAR A AUTOESTIMA DE EX-DETENTAS – COM VÍDEO


Para muitas pessoas, pior do que cumprir uma pena atrás das grades, é seguir a vida depois disso. 

O preconceito e as cicatrizes não raro impedem que o ex-detento consiga recomeçar seus planos, alcançando um emprego e formando ou retomando sua família. Entre as diversas marcas que a prisão deixa, estão as tatuagens. 

Feitas como forma de expressão em um ambiente opressor ou para pertencer a um grupo, esses desenhos costumam ser marcados na pele com tinta de caneta, equipamento improvisado e sem muitos cuidados. 

Como resultado, marcas das quais os ex-detentos têm vergonha.

Um sensível projeto chamado Freedom Tattoos (“Tatuagens da liberdade”, em português) busca recuperar a autoestima de ex-detentas polonesas ao oferecer cover-ups gratuitas. 

Tatuadores profissionais conversam com essas mulheres e propõem novas tatuagens para cobrir as antigas. 

“As cover tattoos são desenhadas e feitas por profissionais qualificados usando ferramentas e métodos adequados, e não só são de qualidade excepcional, como também são pensadas para cobrir totalmente as antigas e indesejadas tatuagens“, afirma o site oficial do projeto, desenvolvido pela Pedagogium WSNS, faculdade de Ciências Sociais de Varsóvia, na Polônia, e pela agência ISOBAR Poland.

Além de serem um constante lembrete de seus passados, as tatuagens de prisão contribuem para o preconceito, tornando ainda mais difícil a tarefa de encontrar um trabalho. Com as cover-ups, essas mulheres se sentem verdadeiramente livres e prontas para começar uma nova vida, como você vê no emocionante vídeo de apresentação da campanha:

freedom-tattoo15
freedom-tattoo16
freedom-tattoo12
freedom-tattoo11
freedom-tattoo13
freedom-tattoo9
freedom-tattoo10
freedom-tattoo2
freedom-tattoo3
freedom-tattoo4
freedom-tattoo5
freedom-tattoo6
freedom-tattoo7
freedom-tattoo8
freedom-tattoo1
freedom-tattoo14

Todas as imagens: Reprodução YouTube

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário