Depois de passar a metade inicial desta década centrando esforços na oferta de sua linha de lanchas de patrulha costeira, o grupo holandês Damen se lança, finalmente, ao disputado segmento dos Offshore Patrol Vessels (OPVs), para atender a demanda que julga existir pelas chamadas “plataformas multi-missão”.
A 20 de abril, durante a conferência anual “OPV & Corvetas Ásia-Pacífico” (OPVs & Corvettes Asia Pacific), em Cingapura, a Damen apresentou uma prévia do que vem a ser a sua recém-projetada família de navios-patrulha de aguas azuis, com tonelagens que variam de 1.400 toneladas – inferiores aos dos bem-sucedidos modelos alemães Fässmer e Lürssen – a 2.600 toneladas, deslocamento mais apropriado para uma corveta.
São quatro os modelos:
75 metros – 1.400 toneladas
85 metros – 1.800 toneladas
95 metros – 2.400 toneladas
103 metros – 2.600 toneladas
A grande atração dos novos modelos é o chamado Sea Axe Damen (imagens acima), um tipo de costado alto – ou “arco reto”, como a Damen gosta de chamar – que corre por quase todo o comprimento da embarcação de forma a facilitar o rebatimento das ondas, especialmente em zonas de mar agitado.
De acordo com Piet van Rooij, gerente de design e concepção da companhia holandesa, devido a este desenho singular do casco, estes barcos demonstrarão uma estabilidade superior – e isso permitirá à tripulação concluir que sua embarcação é muito confortável, mesmo nos diferentes estados de mar tempestuoso.
Uma vez que o casco é projetado para reduzir a resistência à água, a nova OPV também é muito eficiente na economia de combustível, e capaz de responder facilmente a uma aceleração dos motores, atingindo velocidades de até 25/26 nós.
OPV 2.400 toneladas
C2 Center – Mas a novidade representada pela nova família de OPV Damen não reside apenas no costado rebatedor de ondas.
Chamam a atenção, também, (1) a área protegida sob o convés de voo, e (2) a área de acesso ao navio à ré, que, por meio de uma rampa, recebe uma lancha de casco rígido, tipo RHIB, de nove metros de comprimento.
O navio foi concebido para incorporar módulos de missão dedicados, por exemplo, ao combate à pirataria, às operações de combate às drogas, guerra anti-mineração (AMW) e busca e salvamento (SAR).
Ao contrário de outras OPV, o centro de comando e controle (C2 Center) – que nessas unidades Damen recebe o nome de ponte multimissão (Multi-Mission Bridge) – está localizado logo atrás do passadiço.
Os dois espaços podem ser separados por meio de uma parede deslizante. Erguida, a antepara permite aos operadores do C2 Center trabalhar com melhor visibilidade e percepção das informações exibidas pelas diferentes telas dos consoles de instrumentos – e isso lhes possibilita, claro, maior concentração e eficiência.
Outro importante diferencial das OPV Damen é o seu hangar multi-missão (Multi-Mission Hangar), capaz de acolher, ao mesmo tempo, um helicóptero do porte do NH-90, de 11 toneladas, e um UAV (veículo aéreo não tripulado) da classe do Boeing ScanEagle americano.
O hangar é tão espaçoso que as duas aeronaves podem ser movimentadas sem que seja necessário mover a outra.
Além disso, dentro do hangar há espaço para uma oficina com estoque de peças de reposição, que atenderá tanto o helicóptero quanto o UAV.
Fonte: Naval
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário