terça-feira, 10 de novembro de 2015

BRASIL: BRASIL PRECISA CONTINUAR TRILHANDO O CAMINHO DA DEMOCRACIA, DIZ DILMA


Durante discurso na cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural com a participação de diversas personalidades e instituições, no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff disse que o país passa por um momento “especial” e que o desafio é “continuar trilhando o caminho da democracia”.

“Nós, brasileiras e brasileiros, vivemos sem dúvida um momento especial. Estamos diante da tarefa de continuar trilhando o caminho da democracia, da tolerância, do respeito às diferenças, da convivência democrática e solidária”, afirmou.

A Ordem do Mérito Cultural é entregue anualmente a pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da identidade cultural do país em segmentos como música, audiovisual, moda, artes plásticas, literatura, gastronomia, culturas populares e tradicionais.

Este ano, na 21ª edição do evento, foram agraciados, dentre outros, os músicos Arnaldo Antunes, Daniela Mercury, Rolando Boldrin e Marcelo Yuka, o cineasta Walter Carvalho, o maestro Adylson Godoy, o escritor Rui Mourão, o fotógrafo Luís Humberto e o mestre de capoeira João Grande.


De acordo com a presidenta, todos os homenageados merecem “o nosso aplauso e nosso agradecimento”. “Falam com a alma e fazem a alma da nossa nacionalidade. São todos à sua maneira, cada um, tradutores dos símbolos, sentidos, crenças, necessidades, utopias, defeitos e características do povo brasileiro. Vocês representam melhor nossa tradição e nossa vanguarda”, disse.

Sobre o homenageado especial Augusto de Campos, poeta paulista e criador, ao lado do irmão, Haroldo de Campos, e de Décio Pignatari, do movimento nacional de poesia concreta, na década de 1950, a presidenta Dilma classificou como um “exemplar de riqueza de nossa produção cultural”.

“Fundador, junto com Haroldo de Campos e Décio Pignatari, do movimento da poesia concreta no Brasil, Augusto de Campos antecipou o moderno, foi além dele, teorizou e poetizou o mundo. Desenhou poemas, fez tradução criativa, teve poemas musicados, outros poemas pintados. Tudo coerente com a dimensão verbal, visual, pictórica da escrita. Para nossa imensa alegria, a maioria dos laureados continua em plena atividade, enriquecendo a cultura brasileira”, enfatizou a presidenta.

Augusto de Campos se emocionou ao receber a comenda e comentou. “Fico naturalmente muito grato e honrado com a atribuição da Ordem do Mérito Cultural e especialmente pelo fato de ter sido escolhido como homenageado”. Ao todo, 32 condecorações foram entregues.

Campos também prestou o que chamou de “gesto cívico” à presidenta, que enfrenta tentativas de manobras golpistas. Ele afirmou que sempre a viu como “heroína na luta pela democracia nos abomináveis tempos da ditadura”. 

Sob o aplauso dos presentes, o artista disse que a vê “neste momento resistir com a mesma firmeza e coragem àqueles que tensionam ingloriamente mal ferir a integralidade das nossas instituições democráticas”.

Representante da Articulação dos Povos Indígenas, a índia Sônia Guajajara, que tem atuado em Brasília em mobilizações em favor dos direitos dos índios, e a Mãe Beth de Oxum, pelo trabalho de valorização das matrizes africanas, também foram homenageadas. 


Fonte: Agência Brasil

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário