quinta-feira, 5 de novembro de 2015

BRASIL: CÂMARA APROVA PEC QUE DÁ ÀS IGREJAS O DIREITO DE QUESTIONAR DECISÕES DO STF


Para petistas, não há razão um Estado Laico conceder a religiões autoridade que a Constituição Federal delegou a representações específicas como a presidente da República e confederações sindicais

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 99/2011 que autoriza as igrejas a questionarem, por meio de Ações Direitas de Inconstitucionalidade (ADI) ou outros recursos, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), não há nenhuma razão para um Estado Laico conferir às religiões autoridade que a Constituição Federal delegou a representações absolutamente restritas.

“Essa PEC viola uma causa pétrea da Constituição e revela uma visão sobre o papel das religiões perante o Estado absolutamente perigosa. Essa proposta abre uma porta para que possamos incluir na lei questões que não respeitam a laicidade”, explica o deputado.

“Não é o Estado que tem que se submeter às religiões, as religiões que precisam respeitar o Estado e a Constituição”, completa.

Caso a proposta seja aprovada em plenário na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, as igrejas garantirão uma competência oferecida à presidente da República; para mesa do Senado Federal e da Câmara dos Deputados; para as mesas das Assembleias Legislativas; para os governadores; para o procurador-geral da República; para o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); para partidos políticos com representação no Congresso Nacional e confederações sindicais ou entidades de classe de âmbito nacional.

Para Pimenta, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias na Câmara, o papel das religiões no Brasil é fora do Estado. Segundo ele, a PEC confronta um princípio Constitucional de laicidade e revela, de maneira “explícita”, o desejo da igreja em dar um viés mais religioso a interpretações das leis.

O deputado Leo de Brito (PT-AC) enfatiza que é necessário levar em consideração que o Estado é laico e, apesar de respeitar todas as religiões e a liberdade de expressão religiosa, o Brasil precisa preservar a Constituição como está.

“Existe a possibilidade de vários legitimados entrarem com a Ações Diretas de Inconstitucionalidade que podem colocar argumentações que são expressas por representações políticas e religiosas, então vejo como desnecessário esse tipo de representação. Não dá para misturar as questões de estado com religião”, afirma.

O autor da PEC é o deputado João Campos (PSDB), o mesmo que apresentou a proposta da “cura gay” na Câmara. O parecer aprovado na Comissão Especial é de autoria do, também tucano, deputado Bonifácio Andrada.


Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário