terça-feira, 17 de novembro de 2015

BRASIL: SEMINÁRIO DISCUTE SITUAÇÃO DE MULHERES NEGRAS TRABALHADORAS NO BRASIL


Prossegue nesta terça-feira(17), em Brasília, o seminário "Mulheres Negras Trabalhadoras e Resolução Nº 746/2015", do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT). As centrais de trabalhadores CTB, UGT, CUT e Nova Central marcaram presença na atividade.

O objetivo do seminário é discutir a situação da mulher negra no mercado de trabalho brasileiro, bem como trazer para o debate o conteúdo da Resolução que recomenda ações de estímulo para a inclusão da população negra nas políticas, programas e projetos custeados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O decreto para o cumprimento da resolução está em vigência desde julho deste ano.

Segundo dados de pesquisas apresentadas na reunião pela representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Lílian Marques, o Brasil possui 97 milhões de negros. As informações comprovam que a pior situação no mercado de trabalho é da mulher negra. A maior parte do trabalho executado por elas no Brasil é doméstico. 95% das vagas para empregadas domésticas são ocupadas por mulheres negras.

Pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, em 2010, sobre o perfil sócio-racial de gênero das 500 maiores empresas do País e suas ações afirmativas apontou que, quanto maior o nível hierárquico, menor é a presença de trabalhadores (a) negros. Apenas 13% deles ocupam cargos executivos. Nas funções de gerência estão presentes em somente 25% das vagas.

Dados adiantados da mesma pesquisa, realizada este ano, mostram somente 4,7% de negros em cargos de chefia e 1,6% de mulheres negras em funções de administração ou gerência. As participantes destacaram que no movimento sindical a situação não é diferente. A participação feminina e negra na direção de centrais, sindicatos e federações é praticamente nula.

A Secretária de Igualdade Racial da CTB, Mônica Custódio, destacou que a central sempre discutiu e promoveu ações voltadas a questões de gênero e raça. Mônica relatou que atualmente a CTB possui 22 secretarias de igualdade racial em vários estados da Federação e tem priorizado diversos trabalhos nesse sentido, atuando e apoiando a luta do movimento negro.

Custódio sugeriu a realização de um fórum entre as centrais para discutir e traçar estratégias de enfrentamento à dura realidade apresentada no debate. A dirigente considera a unidade das organizações sindicais e sociais como a melhor forma de avançar nessa questão. "É preciso unidade e consenso. Precisamos ter uma bandeira unificada. Nós da CTB entendemos que a luta contra o racismo faz parte da luta contra o patriarcado, da luta de classes", declarou Mônica.


Fonte: Portal CTB

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário