sexta-feira, 13 de novembro de 2015

BRASIL: VOCÊ SOUBE - ENTIDADE FEMINISTA DENUNCIA EDUARDO CUNHA À OEA


A Associação Artemis, que atua na defesa e promoção dos direitos das mulheres, denunciou nesta quinta-feira (12) à Organização dos Estados Americanos (OEA), órgão internacional de defesa dos direitos humanos, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o governo brasileiro e outros deputados por grave violação aos direitos humanos das mulheres. 

A alegação é o Projeto de Lei, de autoria de Cunha, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que dificulta o acesso ao aborto legal para vítimas de estupro. 

A denúncia enviada à OEA representa um pedido de “socorro a todas as mulheres”, já que a tramitação do projeto ignora o sistema de tratados vigentes entre o Brasil e a OEA.

O Brasil é um dos 35 países da América que é membro da OEA, que, para realizar seus objetivos, apoia-se em quatro pilares fundamentais: democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento. O respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana também é um dos princípios básicos da organização internacional.

Na denúncia, a entidade brasileira alega que “pelo risco de danos irreparáveis a todas as mulheres brasileiras, bem como nos termos do artigo 25, em especial itens 1 e 3, bem como o artigo 30 item 4, todos do Regulamento da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e no artigo 12º da ‘Convenção de Belém do Pará’ (1994), por afronta ao artigo 7º ‘c’ da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, a Requerente pede à Comissão e à Corte Interamericana de Direitos Humanos, a sua participação na investigação de tais violações como de medida de justiça e garantia da dignidade humana das mulheres brasileiras.” 


De Brasília
Com informações da Associação Artemis

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário