segunda-feira, 9 de novembro de 2015

BRASIL: DILMA ANUNCIA LIBERAÇÃO DE FGTS PARA VÍTIMAS DE ACIDENTE COM BARRAGENS


A presidenta Dilma Rousseff lamentou, nesta sexta-feira (6), a notícia do rompimento das barragens de Fundão e Santarém, ocorrido nesta quinta-feira (5), no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem equipes no local, confirmou uma morte e 15 desaparecidos.

Pelas redes sociais, a presidenta prestou solidariedade às vítimas e familiares do acidente e enfatizou que é preciso apurar com rigor suas causas e responsabilidades.

Dilma destacou também que ligou ontem mesmo para o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, colocando o governo federal à disposição do estado. Ela lembrou que na manhã de hoje tanto o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, quanto o Secretário Nacional da Defesa Civil, Adriano Pereira, estiveram na região atingida para avaliar os estragos e as necessidades da população.

A presidenta anunciou também que o governo federal reconhecerá o estado de emergência do município de Mariana, o que permitirá o saque do FGTS pelas pessoas atingidas. Ela aproveitou o espaço para saudar o espírito de solidariedade do povo brasileiro que tem prestado ajuda e enviado doações às vítimas.

“Saúdo o espírito de solidariedade do povo brasileiro, que tem enviado mantimentos e roupas aos desabrigados”, reconheceu a presidenta.

Apoio do governo

Com a liberação do FGTS, a população atingida poderá sacar do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) o valor de até R$ 6,2 mil para as despesas imediatas.

(Foto g1)

A Caixa Econômica Federal está presente na cidade mineira para auxiliar os desabrigados a obterem novos documentos. A Agência Nacional de Águas (ANA), por sua vez, acompanha de perto o abastecimento hídrico na região para avaliar a necessidade de alguma providência.

O governo federal tem apoiado o estado de Minas Gerais para a assistência das famílias desabrigadas e buscas na área. O Ministério da Integração Nacional e o Exército Brasileiro trabalham em parceria com Defesa Civil para realizar o apoio emergencial. A União também está apoiando a entrega de kits emergenciais à população atingida.

"Maior desastre ambiental já vivido pelo estado"

Nesta sexta-feira (6) O governador Fernando Pimentel sobrevoou a região de Mariana, atingida pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, de propriedade da Vale, e disse que o acidente é o maior desastre ambiental já vivido pelo estado.

As barragens do Fundão e de Santarém, pertencentes à empresa Samarco, romperam nessa quinta-feira (5), por volta das 16h30, e inundaram a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 500 moradores de áreas afetadas pelo rompimento das barragens foram resgatados pela corporação. No total, 105 bombeiros e 20 viaturas estão em Bento Rodrigues, área rural onde ocorreu o acidente.

Representantes do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Ministério Público Estadual de Minas Gerais estão em Bento Rodrigues e será instaurado um inquérito civil para apurar as causas do rompimento da barragem, afirmou o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.


Do Portal Vermelho com agências

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário