sexta-feira, 13 de novembro de 2015

BRASIL: LAVA JATO DIZ QUE RELAÇÃO ENTRE PSDB E ANDRADE GUTIERREZ É SUSPEITA


Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, a Operação Lava Jato pode abrir um capítulo sobre as relações entre a empreiteira Andrade Gutierrez, a maior doadora da campanha do PSDB. A empresa assumiu posição de comando na Cemig durante as gestões tucanas em Minas, com Aécio Neves e Antonio Anastasia.

"Integrantes da força-tarefa, que tem procuradores do Paraná e de Brasília, já revelaram ainda a interlocutores que têm interesse também em esmiuçar as relações da empreiteira com o PSDB", disse a colunista.

Sendo verídica a informação da colunista, fica evidente que, em mais de um ano de investigações, a Lava Jato teve um único alvo: o PT. Portanto, as criticas de que o andamento da apuração era seletivo também se confirmam. Vale lembrar que os delatores Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa, ambos réus confessos da Lava Jato, mencionam repasse de propina a Sérgio Guerra, ex-presidente do PSDB, e Aécio com recursos desviados de empresas estatais como a Petrobras e Furnas.Apesar da grande mídia esconder, o PSDB é um dos partidos que mais recebeu dinheiro de empreiteiras investigadas na Lava Jato.

PSDB de São Paulo é o paraíso das doações de empreiteiras

De acordo com levantamento apresentado pelo PT para desconstruir os factoides e as distorções da mídia monopolizada, apontam que o PSDB de São Paulo, por exemplo, foi o partido que recebeu as maiores doações empresarias.

Em todo o Brasil, as contribuições são equilibradas entre PT e PSDB. Em São Paulo, governado há 22 anos pelos tucanos, o PSDB recebeu 2 vezes mais dinheiro do que o PT nas eleições de 2010 e 2014.

“Apesar dos números mostrarem a distorção, quando o beneficiado é o PSDB, o silêncio da mídia, do Judiciário e do Ministério Público é absoluto. Não há qualquer processo de criminalização dessas doações que revelam uma estranha preferência das empresas pelos tucanos em São Paulo. Em 2014, o PSDB recebeu 92% das doações das empresas citadas na Lava Jato. O PT, apenas 8%. Em 2010, a proporção foi de 65% para o PSDB e 35% para o PT”, diz o documento.

Relatório da CPI da Petrobras apontou que 16 empresas citadas na Lava Jato tiveram contratos com o governo do Estado de São Paulo entre 1987 e 2014. Um dos exemplos citados no relatório é o Consórcio Via Amarela – formado, entre outros, pelas empreiteiras Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão – acusado de superfaturar preços em contratos com o Metrô de São Paulo.

Além disso, as prestações de contas parciais da campanha de Geraldo Alckmin para o governo do Estado de São Paulo em 2014 apontaram que mais da metade (56%) da campanha do tucano havia sido bancada por empresas investigadas por fraudes e formação de cartel em licitações da CPTM e do Metrô de São Paulo.


Fonte: Folha de S. Paulo e do site do PT

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário