terça-feira, 17 de novembro de 2015

BRASIL: NOVA LEI DE MIGRAÇÃO DEVE GARANTIR DIREITOS DAS CRIANÇAS


O representante da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Matteo Mandrile, apresentou sugestões à Comissão Especial da Lei da Migração da Câmara dos Deputados que analisa o projeto da nova lei de migração (PL 2516/15). A OIM propõe inclusão de medidas que facilitem a migração, com o objetivo de reunir famílias.

Segundo Mandrile, a proposta apresentada até agora, “contém os mais altos padrões internacionais de direito migratório, incluindo pilares de direitos humanos”. Para ele, a legislação não pode deixar de lado a proteção de crianças e adolescentes.

“A adoção de um novo marco (legal) é uma boa oportunidade para ampliar direitos, para incorporar um conjunto de normas mais amplas que garanta plenamente os direitos das crianças e em particular os princípios da convenção sobre os direitos das crianças, além do interesse superior e da não discriminação que são princípios já incorporados ao projeto de lei”, destacou.

A OIM também sugeriu medidas que facilitem a migração com o objetivo de reunir famílias, prevendo a concessão de vistos não apenas ao cônjuge, mas também ao companheiro, sem distinção de gênero e orientação sexual.

O relator do projeto, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), prometeu analisar as sugestões, mas disse que muitas delas poderiam ser objeto de regulamentação posterior.

A Comissão Especial da Câmara tem a missão de analisar a reforma da lei de migração no país, o Projeto de Lei (PL) 2516/15. Se aprovada, a nova lei irá substituir o Estatuto do Estrangeiro (Lei 6815/80), adotado durante o regime militar.


Fonte: Assessoria do Deputado Orlando Silva

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário