quarta-feira, 4 de novembro de 2015

BRASIL: PETROLEIROS PROMETEM INTENSIFICAR GREVE, QUE SE ESPALHA PELO PAÍS


Por Joana Rozowykwiat 

No terceiro dia da greve dos trabalhadores da Petrobras, a categoria contabiliza uma adesão crescente às paralisações. Segundo balanço divulgado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), somente na Bacia de Campos, responsável por 80% da produção do país, 43 plataformas integravam o movimento nesta terça (3). Após denúncias de atitudes intimidatórias e antissindicais por parte da empresa – um sindicalista chegou a ser preso –, a FUP promete intensificar ainda mais a mobilização.

“O diferencial dessa greve é que o nível de adesão já está sendo maior que em todas as outras. E isso sinaliza que amanhã já teremos a consolidação nacional da greve”, afirma Divanilton Pereira, dirigente nacional da FUP. 

Diante de um impasse nas negociações, os petroleiros iniciaram no último domingo (1º) a greve por tempo indeterminado. Na pauta de reivindicações, está a retomada dos investimentos da Petrobras, a manutenção dos empregos, a defesa das conquistas que o país alcançou nos últimos anos e a garantia de condições seguras de trabalho.

Segundo a FUP, para tentar desmobilizar a categoria, as gerências da companhia estão utilizando de “métodos coercitivos”, como “ligações telefônicas para a casa dos trabalhadores com intimidações às suas famílias, assédio via WhatsApp e registro de boletins de ocorrência nas delegacias”. A entidade denuncia ainda que os trabalhadores estão sendo vítimas de irregularidades que vão desde “cárcere privado até do uso da força policial dentro das unidades”.

Nesta terça, o representante dos petroleiros no Conselho de Administração da Petrobrás, Deyvid Bacelar, foi detido durante um conflito com a polícia, que ocupa a refinaria Landulfo Alves, na Bahia, desde domingo. Bacelar também é coordenador do Sindipetro Bahia e participa do movimento grevista. Para a FUP, tratou-se de mais uma atitude intimidatória.


“A empresa não acreditava que a categoria acompanhasse a greve em torno do nosso tema e agora utiliza práticas antissindicais, chegando, inclusive, a prender o dirigente do sindicato da Bahia. Diante da irregularidade do ato, nossa assessoria jurídica já o liberou, mas essa é uma expressão do que vem acontecendo. Tem gente ligando para a casa dos petroleiros, exigindo que assinem documentos, quer dizer, toda uma pressão, tentando recrutá-los para não aderirem à greve. Mas a categoria já tem certo acúmulo e resiste bem a essas investidas”, disse Pereira.

Em seu site, a FUP condenou o ocorrido, comparou-o às arbitrariedades que aconteciam na época da ditadura militar e afirmou que as gerências têm contrariado a Lei de Greve e a decisão legítima dos trabalhadores de aderirem ao movimento. “Os que combatem a greve com ações truculentas são os mesmos que estão à frente do processo de negociação. Arbitrariedades e práticas antissindicais não serão toleradas pelos petroleiros. A resposta da categoria é intensificar a greve”, alerta a entidade.

De acordo com Divanilton, as paralisações já provocam impacto nas operações da empresa, com uma baixa de cerca de 500 barris na produção de petróleo. “A greve já é um fato nacional. Continuaremos negociando, mas com a categoria em greve. Hoje (3) a Petrobras tem uma nova oportunidade. A diretoria da empresa está reunida, e espero que reflita e retorne à mesa com a pauta que entregamos”, disse o petroleiro.

Segundo ele, a Petrobras ignorou por mais de 100 dias a chamada Pauta pelo Brasil, apresentada pela categoria, e que inclui suspensão da venda de ativos, preservação da política de conteúdo nacional, garantia de exploração do pré-sal pela própria Petrobras e implementação de uma nova política de saúde e segurança. De acordo com a FUP, a empresa ainda apresentou uma proposta de renovação do acordo coletivo “que reduzia direitos”.

Pereira contou ainda que o Ministério Público do Trabalho havia convocado uma reunião com a empresa e os petroleiros, para tratar dos termos da greve. Mas a Petrobras não compareceu.

“Nossa luta é a favor da sociedade brasileira, pois o que queremos é que a Petrobras, empresa que detém algumas das maiores reservas de petróleo do planeta, volte a ser a locomotiva do desenvolvimento nacional. Nossa greve, portanto, é em defesa do Brasil”, diz a FUP, em nota.


Fonte: Portal Vermelho

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário