quarta-feira, 4 de novembro de 2015

BRASIL: TRABALHADORES DO CAMPO FUNDAM CONFEDERAÇÃO NACIONAL


Trabalhadores camponeses criaram, no último sábado (31), em Brasília, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar). A entidade, formada por uma comissão de trabalhadores dos estados do Mato Grosso do Sul, Pará, Goiás, Rio de Janeiro e Pernambuco, elegeu como presidente Antonio Lucas Filho, até então vice presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg).

A assembleia de criação ocorreu na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) durante o 1º Congresso Extraordinário dos Assalariados e Assalariadas Rurais. Entre os presentes no ato de fundação estavam o presidente da CTB, Adilson Araújo, o diretor adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Stanly Gacek, o secretário Regional da América Latina da Uita, Gerardo Iglesias, o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, além de toda a diretoria da Contag.

A iniciativa de criar a Contar surgiu após anos de debates entre a direção da Contag, entidade parceira (que sempre representou os assalariados), e os trabalhadores do setor, responsáveis pela comissão pró-fundação, composta pelos representantes dos cincos estados. Segundo os dirigentes, a Contag deu todo o apoio necessário, inclusive suporte jurídico, para a fundação desta nova organização.

Em nome da CTB, Adilson Araújo cumprimentou os organizadores da instituição e a Contag pela iniciativa de criar uma organização específica à demanda dos assalariados. Adilson deixou claro o apoio da central à causa desses trabalhadores. “Em nome da CTB quero parabenizá-los pelo ato de ousadia ao constituir esta confederação tão importante nesta conjuntura de crise. A CTB abraça a CONTAR com o compromisso de lutar junto a esta categoria pelo seu desenvolvimento e valorização”, pontuou.

Segundo o presidente da Contag, Alberto Broch, a entidade debateu por mais de dois anos com dirigentes de federações, pólos e centrais sindicais, entre elas a CTB, a formação de uma organização própria para os assalariados. Broch afirma que a Contag reconheceu a necessidade de autonomia para estruturar o combate de problemas específicos da classe como, por exemplo, a informalidade, que hoje atinge cerca de 70% dos trabalhadores camponeses.

“Este dia ficará na história do movimento sindical. A partir desta data teremos uma grande representação específica dos assalariados e assalariadas rurais. Por mais de 50 anos a Contag lutou junto a estes trabalhadores e aos agricultores familiares numa só organização. E queremos continuar unidos. Desejo um trabalho profícuo à Contar. Nosso desejo é que esta confederação seja a mais representativa e forte possível na luta por dignidade e direitos. Agora temos duas grandes organizações: Contag e Contar para, com o apoio de centrais como a CTB, presente nestes dois dias de congresso e fundação, fazer frente aos enormes desafios que o agronegócio, o capitalismo e a exploração impõem”, declarou Alberto Broch.

O primeiro presidente da Contar, Antonio Lucas, falou ao Portal CTB sobre o significado da eleição e a missão da confederação. Lucas agradeceu o apoio dos trabalhadores e da diretoria da Contag, em especial a Elias D'Ângelo, Secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais e Juraci Moreira Souto, Secretário de Formação e Organização Sindical, pela estruturação e amadurecimento das discussões sobre a Contar. O dirigente prometeu honrar o mandato em favor da classe. “Tenham certeza de que não irei decepcioná-los pela confiança que me deram. Agora sairemos à luta para conquistar mais políticas públicas para esses trabalhadores”.

Lucas disse que o pontapé inicial da mais nova entidade é ajudar a construir organizações de assalariados nos estados do Brasil e integrá-las à Contar. “Vamos andar agora nos estados brasileiros construindo sindicatos, federações, para consolidar a nossa luta”.

Segundo a Contag, 13 Federações de Assalariados e Assalariados Rurais existentes se filiarão à Contar. 


Fonte: CTB

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário