quarta-feira, 4 de novembro de 2015

BRASIL: ALDO REBELO, FRONTEIRAS ABERTAS, MAS VIGIADAS


A área continental de 8,5 milhões de km² do Brasil imprimiu no mapa da América do Sul uma linha irregular de 16.889 quilômetros de fronteira com nove países e a possessão ultramarina da Guiana Francesa. Somente a Rússia, com o dobro do território, limita-se com mais nações (17). Vivemos bem com todos eles, atentos na lição geopolítica de que a paz com o vizinho é tão importante quanto a harmonia dentro de casa.

Por Aldo Rebelo*

A integridade territorial e a boa vizinhança de que desfrutamos tem sido asseguradas pela presença das Forças Armadas nas fronteiras. Mais um capítulo dessa missão histórica, que remonta à bandeira de limites do capitão Raposo Tavares no século 18, foi escrito esta semana pelo Ministério da Defesa com a décima edição da Operação Ágata, na Amazônia. Trata-se de um esforço para demarcar a presença ostensiva do Estado brasileiro em regiões remotas, com baixa densidade demográfica e pequena cobertura das instituições públicas, onde persiste a vulnerabilidade social e trafegam ações criminosas.

A natureza social dessas operações é tão importante quanto sua motivação militar. Integrantes da Marinha, Exército e Aeronáutica vão a lugares remotos dar assistência médica, regularizar situação civil, dar cursos rápidos de atividades que dinamizam a vida das populações locais. Assistidos, aqueles brasileiros se sentem integrantes de um país soberano que, em pontos da Região Norte, ainda hoje evoca o que disse Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, em carta ao rei de Portugal: “Somos obrigados a conquistar por polegadas as terras que Vossa Majestade nos fez merecer por léguas”.

Por suas riquezas imensuráveis, a começar da água, floresta e enormes áreas praticamente intocadas na forma de parques nacionais e reservas indígenas, a Amazônia demanda atenção preventiva. Nossas fronteiras são abertas ao livre trânsito dos vizinhos, mas convém ocupá-las e vigiá-las como dissuasão de velhas cobiças adormecidas.


*Aldo Rebelo é jornalista, ministro da Defesa e membro do Comitê Central do PCdoB.

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário