sexta-feira, 6 de novembro de 2015

FOTÓGRAFO COM ESQUIZOFRENIA RETRATA SUA LUTA EM SÉRIE INTENSA


O que você faria se uma criança dissesse que iria se matar porque uma voz em sua cabeça disse que o fizesse? Isso parece história de filme de terror, mas na vida do norte-americanoYospie Cardoso, o terror foi real. Aos 7 anos, ele começou a apresentar comportamentos estranhos e veio a ser diagnosticado como esquizofrênico. Recentemente, o rapaz decidiu falar sobre a doença por meio de fotos em um ensaio pungente.

“A razão pela qual eu comecei a documentar é porque fotografia é o que sei fazer de melhor. Eu encontrei minha própria medicina na fotografia e ela permite que eu pense de uma maneira a qual não estão acostumado“, afirmou ao NY Daily News. Cardoso passou boa parte de sua infância e juventude recebendo tratamento em hospitais e sob o efeito de medicamentos que o transformavam em um verdadeiro zumbi.

A esquizofrenia é uma doença de base hereditária e consiste em uma dificuldade de distinguir o que é real daquilo que não o é. Com isso, Cardoso luta até hoje contra alucinações, paranoia, ansiedade, medo e raiva, sensações que podem ser controladas com o uso de medicamentos, mas que dificilmente desaparecem por completo.


A motivação principal de fazer o ensaio veio de seus três filhos. Como a doença é hereditária, há a possibilidade de um deles vir a apresentá-la. “Eu fiz por eles porque eu sei o quão difícil é – eu lutei com isso minha vida toda e a última coisa que quero é que meus filhos tenham dificuldades ou pensem estar só, porque é assim que eu me sentia“, desabafou.

Confira as fotos:














Todas as fotos © Yospie Cardoso

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário