quinta-feira, 5 de novembro de 2015

PRÊMIO PINÓQUIO DENUNCIA A IRRESPONSABILIDADE DE MULTINACIONAIS DIANTE DA CRISE CLIMÁTICA


Entre os indicados estão vários gigantes da energia - como a Shell e a Chevron - além de representantes dos setores agrícola, financeiro e da mineração

Em cerca de um mês, Paris sediará a COP21 – 21ª Conferência do Clima da ONU – um encontro crucial para tentar conter, enquanto é tempo, as consequências mais catastróficas das alterações climáticas. À medida que as conferências intergovernamentais se sucedem e reduz-se a esperança de se chegar a um acordo com sanções de redução drástica das emissões globais de gases de efeito estufa, o papel central das multinacionais no processo das COPs tem sido cada vez mais contestado. A Conferência do Clima de Paris não será uma exceção.

O Prêmio Pinóquio procura justamente denunciar a influência nefasta e o falso discurso das multinacionais. Este ano, o grande prêmio da irresponsabilidade e da hipocrisia das multinacionais, organizado pela ONG Amigos da Terra com várias outras associações, será inteiramente dedicado ao desafio climático. Nove empresas estão indicadas em três categorias – Lobby, Greenwashing e Impactos Locais – e serão escolhidas pela Internet. A votação já está aberta e vai até 2 de dezembro no site no Prêmio Pinóquio.

As três empresas indicadas na categoria "Lobby" são Avril-Sofiprotéol, Chevron e Total. A primeira, gigante do agronegócio francês é denunciada por seus investimentos em biocombustíveis e seu lobby agressivo, na França e na Europa, para impedir qualquer questionamento sobre os rios de dinheiro que ganha a partir desta forma de energia, cujos benefícios são hoje amplamente questionados. A Chevron é contestada pela forma como impôs o gás de xisto na Argentina, impondo condições extremamente desfavoráveis às autoridades do país. A Total, finalmente, está indicada por seus esforços para promover o gás como energia "limpa", e até como uma solução para a crise climática, a ponto de controlar os lobbies europeus da energia solar e das renováveis em geral, o que lhe garantiu a ira dos Amigos da Terra e de seus aliados.

Empresas patrocinadoras da COP21 na mira

A categoria "Greenwashing" dá grande destaque aos patrocinadores da COP21, tendo entre os indicados a Engie e a EDF. A primeira é criticada por seus maciços investimentos em carvão e outros combustíveis fósseis (como o gás de xisto), que ela tenta encobrir com verniz "verde" proclamando a sua conversão à causa da transição energética e das renováveis. A EDF, por sua vez, é acusada por suas campanhas publicitárias que exaltam, de forma enganosa, a energia nuclear como uma fonte de energia elétrica "sem CO2". Última nomeada na categoria, a empresa norueguesa Yara, líder mundial em fertilizantes sintéticos, que hoje procura dar legitimidade a esta importante fonte de gases de efeito estufa (óxido nitroso e dióxido de carbono), criando o conceito de "agricultura climato-inteligente".

Finalmente, a categoria "Impactos Locais" mira no banco BNP Paribas – outro patrocinador oficial da COP21 – além da Shell e da empresa de mineração Anglo American. O banco francês é questionado por seu importante papel no financiamento da indústria do carvão em todo o mundo. O vigésimo aniversário da execução do poeta e ativista nigeriano Ken Saro-Wiwa traz à tona mais uma vez o dramático impacto social e ambiental da Shell e de outras companhias petrolíferas multinacionais no Delta do Rio Níger. A Anglo American, por sua vez, é denunciada por sua gigantesca mina de carvão a céu aberto El Cerrejón, na Colômbia.

O Prêmio Pinóquio 2015 é organizado pela ONG Amigos da Terra da França e da Europa, com as ONGs Peuples Solidaires, o programa « Une seule planète » e o Corporate Europe Observatory (CEO). A cerimônia de premiação dos prêmios da hipocrisia climática será realizada em 3 de dezembro, em Paris, na Conferência do Clima.


Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário