quarta-feira, 18 de novembro de 2015

BRASIL: CÂMARA TEM PROPOSTA QUE DECRETA DIA DE ZUMBI FERIADO NACIONAL


Na semana em que se comemora o nascimento de Zumbi dos Palmares, a Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 296/2015, que transforma em feriado nacional o dia 20 de novembro.

Por Bruno Trezena*

De autoria do deputado Valmir Assunção (PT/BA), o texto do projeto diz que designar o 20 de novembro como feriado nacional significa, nesses termos, fazer integrar o plano simbólico do Brasil a herança histórica de tradição e resistência de metade de sua população, que ainda se vê apartada em todos os aspectos da vida social.

A proposta já fora aprovada na Comissão de Cultura, em julho, restando apenas a Comissão de Constituição e Justiça. Na CCJ, quem constrói o último parecer é o deputado Chico Alencar (PSOL/RJ).

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), que relatou o parecer na Cultura, a aprovação do texto é importante e simbólica: “Em um país habituado a cultuar personagens históricos de cor branca, nada mais justo do que ampliarmos tal reconhecimento, mediante a determinação de feriado de âmbito nacional”, disse.

Ainda segundo a líder comunista, “não se trata, no entanto, apenas de conseguir mais um dia de descanso, mas sim da valorização do cidadão de origem étnica negra em nossa sociedade. É a valorização deste cidadão por toda uma nação que, segundo dados do IBGE, têm sua população constituída hoje por mais de 52% de indivíduos de origem africana. Um país com uma face tão negra e mulata não pode se desenvolver sem olhar de frente e com orgulho para sua própria cara”, argumenta Jandira.

Vários estados e municípios brasileiros já aprovaram leis que fixam o dia 20 de novembro como feriado: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e cerca de 150 cidades de outros 12 estados.

Racismo todo dia

Apesar do debate sobre a valorização da cultura e identidade negra no país, os casos de racismo são recorrentes e vergonhosos. No início do mês, a atriz Taís Araújo foi vítima de ataques racistas, na sua página pessoal, na internet. O caso levou a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), no Rio, a abrir uma investigação para apurar o crime de racismo.

Para o delegado titular da DRCI, Alessandro Thiers, afirmou que diariamente casos de injúria racial e racismo chegam à unidade. Segundo ele, é um dos crimes mais recorrentes entre mais de 1,3 mil casos registrados em 2015. O de Thais apenas ganhou repercussão por ser uma pessoa pública.


* Assessor da Deputada Jandira Feghali


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário