segunda-feira, 9 de novembro de 2015

BRASIL: ESTUDANTE CRIA APP COLABORATIVO QUE MARCA NO MAPA ASSÉDIOS QUE ACONTECEM PELAS RUAS DO BRASIL


Nas capas de revistas nas bancas, fala-se em “Primavera das Mulheres”, relacionando a guinada do empoderamento feminino à revolução Árabe, que ocorreu em 2010 frente aos governos repressores. A igualdade de gênero já é pauta de conversa de elevador e até questão do Enem. As mulheres estão usando sua voz e, agora, ferramentas querem facilitar o diálogo e também a denúncia. É o caso do “SaiPraLá”, um app que busca mapear os assédios pelas ruas do Brasil.

Criado pela estudante Catharina Doria, 17, com a ajuda de dois amigos designers, o aplicativo permite que mulheres marquem onde e como foram assediadas – tudo no mais completo anonimato. Em 5 dias de funcionamento, o app recebeu nada menos que 373 denúncias de assédio físico e 2480 de assédio verbal em diversas cidades do país. “O intuito do aplicativo é mapear o assédio e atuar na prevenção, pressionando os órgãos responsáveis pela nossa segurança e mostrar para as mulheres quais são os locais onde mais ocorrem assédios“, lê-se na página do app.


Mais do que fazer com que mulheres evitem determinadas áreas, o app busca a união e soluções reais para a questão, que devem ser debatidas junto a órgãos de segurança. Ao expor em números essa preocupante realidade, é ainda mais óbvia a necessidade de mudança e de empoderamento.

O app, disponível gratuitamente para iOS e Android, já foi baixado milhares de vezes. A grande procura fez com que Catharina criasse uma campanha de crowdfunding para conseguir melhorar a infraestrutura do aplicativo a fim de mantê-lo funcionando mesmo em picos de uso – saiba mais aqui.






Todas as imagens © SaiPraLá

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário