sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CARTUNISTA QUE JÁ FOI PRESO POR CAUSA DA SUA ARTE FAZ CRÍTICAS À SOCIEDADE COM ILUSTRAÇÕES ÁCIDAS



Mana Neyestani é um famoso cartunista nascido no Teerã, capital do Irã. Formado em arquitetura, ele começou a desenhar em 1989 e já trabalhou para grandes publicações relacionadas a política, economia e cultura.

Um de seus desenhos causou um grande protesto e foi responsável pelo fechamento do jornal onde ele trabalhava. Por causa disso, foi preso em 2006 e ficou confinado em uma solitária. Hoje vive em Paris como membro do ICORN, uma organização que ajuda refugiados que tem o seu direito de liberdade de expressão vetado por motivos políticos.

Suas ilustrações são tão verdadeiras que chocam e acabam incomodando e ofendendo a muita gente. Sua história agora pode ser lida no livro “An Iranian Metamorphoses”, ainda sem título em português.

Confira algumas das polêmicas ilustrações de Mana Neyestani:HYPENESS_Ilustras_2

HYPENESS_Ilustras_3
HYPENESS_Ilustras_4
HYPENESS_Ilustras_5
HYPENESS_Ilustras_6
HYPENESS_Ilustras_7
HYPENESS_Ilustras_8
HYPENESS_Ilustras_9
HYPENESS_Ilustras_10
HYPENESS_Ilustras_12
HYPENESS_Ilustras_13
HYPENESS_Ilustras_14 cópia
HYPENESS_Ilustras_15
HYPENESS_Ilustras_16
HYPENESS_Ilustras_17
HYPENESS_Ilustras_19
HYPENESS_Ilustras_20 cópia
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário