quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

BRASIL ACERTA AO DEFINIR PELA AQUISIÇÃO DE CAÇA SUECO POR US$ 4,5 BILHÕES


Uma espera de 18 anos chegou ao fim nesta quarta-feira, 18, quando Dilma Rousseff deixou 170 oficiais generais de boca aberta durante almoço de fim de ano ao anunciar a opção brasileira pelos caças suecos Gripen, que serão adquiridos em substituição aos Mirage, em vias de serem aposentados.

Chega assim uma longa e disputada negociação internacional, uma das mais ferrenhas do mercado de defesa nos últimos anos, e com um desfecho mais brasileiro impossível: pegando todo mundo de surpresa. Ao longo do governo Lula, chegou-se a anunciar a opção pelo francês Dassault Rafale, que ofereceu ao Brasil transferência irrestrita de tecnologia. Mas o pronunciamento foi encarado precipitado e desagradou profundamente os oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Lula recuou.

Na época, o equipamento da França foi duramente criticado devido ao seu preço. E nos últimos tempos, falava-se muito por aqui da opção dos Estados Unidos, o F-18, que agora se avalia ter ido à pique devido à inflexibilidade da Boeing, a fabricante norte-americana do Super Hornet. E com um tempero todo especial: a relação agridoce de Dilma com os Estados Unidos após o episódio de espionagem da NSA.

Assim sendo, a avaliação é que o negócio com os suecos, avaliado em US$ 4,5 bilhões para a aquisição de 36 caças, foi excelente para o Brasil. Primeiro porque, sejamos práticos, colocou um ponto final nesse processo para lá demoroso e que corria o risco de se transformar em mais uma imensa jabuticaba - o governo vai desativas seus caças Mirage na noite de 31 de dezembro e corria o risco de ficar sem um supersônico no radar da defesa nacional.

Outro ponto importante, e esse do ponto de vista econômico, é que o país tem um longo histórico de tecnologia na aviação civil, iniciado por meio da Embraer. Recentemente, foi amplamente noticiado o projeto brasileiro para um cargueiro de grande capacidade, um veículo que praticamente não encontra concorrente no mundo - tirando o norte-americano Hercules, que está, talvez, em sua última geração. E ao bater o martelo por esse negócio, que contempla transferência total de tecnologia, esse caça coloca o Brasil entre os grandes fabricantes de aviões de combate de grande desempenho do mundo.

Sobre o caça. Ao contrário dos concorrentes franceses e norte-americanos, o Gripen ainda não voa. Os suecos iniciaram a processo de produção do avião em julho. Trata-se de uma versão aperfeiçoada do Gripen E/F, que já está em operação na Suécia, Reino Unido, Índia e Suíça.

A negociação prevê que o Brasil participe do processo de produção com ampla transferência de tecnologia. A estimativa é que 40% do modelo e 80% da estrutura sejam de fabricação nacional.

o Gripen pode abater outros aviões no ar ou enviar mísseis para o solo. Ele também tem capacidade de realizar ataques contra alvos fora do alcance de visão. Segundo um um relatório divulgado há três anos pela FAB, era esse o projeto preferido dos militares.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário