quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

VOLUME DO GELO MARINHO NO ÁRTICO CRESCE 50% EM RELAÇÃO A 2012


O volume do gelo marinho no Ártico, medido neste outono (hemisfério norte) pelo satélite CryoSat, aumentou 50% em relação ao 2012, anunciou nesta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

Com base nas observações do CryoSat, o mar de gelo do Ártico media cerca de 9.000 km cúbicos, neste outono, contra 6.000 km cúbicos no ano passado na mesma época, quando ocorreu um desgelo recorde. O aumento do volume de gelo marinho do Ártico "é uma boa notícia, mas isso não indica uma inversão da tendência em longo prazo", destacou a Agência Espacial.

Segundo a ESA, estima-se que, nos meses de outubro na década de 1980, havia 20 mil km cúbicos de gelo marinho no Ártico. No final do verão de 2012, o gelo do Ártico alcançou sua menor superfície já registrada, mas esse fenômeno foi menos marcado em 2013.

Lançado em 2010, o satélite CryoSat permite medir a espessura do gelo marinho no Oceano Ártico, um dado-chave da ocorrência do aquecimento global.

Fonte: AFP

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário