sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

BRASIL É O 3º PAÍS QUE MAIS PEDE REMOÇÃO DE CONTEÚDO AO GOOGLE


Já tem um tempo que o Google publica o Transparency Report, uma ferramenta de transparência que lista os países que mais pedem remoção de conteúdo à empresa. O Brasil já liderou a lista, mas hoje está na terceira posição. O que não significa que os pedidos sejam baixos por aqui.

A queda de popularidade do Orkut fez com que o Brasil saísse da liderança nos pedidos de remoção, e com a antiga rede social sendo cada vez menos usada por aqui, outros serviços do Google se tornam alvo dos pedidos –YouTube e Blogger, por exemplo.

Entre janeiro e junho de 2013, foram 321 feitos por ordem judicial, solicitação do governo ou polícia, por diversos motivos diferentes (difamação, critica a governos, privacidade e segurança e até um vídeo excluído do YouTube por questões de segurança nacional).

O Orkut costumava ser o principal responsável pelos pedidos, mas perdeu muito a sua força. Ele foi responsável por 35 das solicitações desta vez. O YouTube, com 94, já é o principal alvo dos pedidos no Brasil, seguido pelo Blogger (com 88) e a busca do Google (com 82 pedidos).

Dois países superam o Brasil nos pedidos de remoção de conteúdo: os EUA foram responsáveis por 545 pedidos, mas a grande campeã é, de longe, a Turquia: 1673 solicitações de remoção. O Google destaca um aumento nos pedidos pelo mundo inteiro – não significa que a censura em si está crescendo, mas a tendência de crescimento nas solicitações é preocupante e a reforça a importância da transparência, como escreveu Susan Infantino no blog oficial do Google.

O relatório completo pode ser acessado no link a seguir: [Transparency Report]

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário