quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

CIENTISTAS BRASILEIROS PREPARAM AGRICULTURA PARA MUDANÇAS CLIMÁTICAS


Cientistas trabalham no Brasil para que a agricultura do país, grande exportador mundial de alimentos, esteja preparada para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e possa se antecipar à chegada de pragas que já afetam os países vizinhos.

"Temos 400 cientistas que trabalham atualmente para adaptar a nossa agricultura às mudanças climáticas. Temos um clima tropical e este é o primeiro afetado com estas avariações", afirmou Maurício Lopes, presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Se a temperatura aumentar, "em 30, 40, 100 anos, o que vai acontecer com o processo de adaptação dos nossos cultivos? Para onde vamos ter que mudar o café, a soja, a cana-de-açúcar e o milho? Estamos fazendo um trabalho cuidadoso de nos antecipar aos impactos que as mudanças climáticas podem ter nas regiões onde adaptamos os cultivos", acrescentou.

O diretor da Embrapa explicou que o instituto desenvolve experiências sofisticadas que buscam imitar o impacto do aumento de gases de efeito estufa na atmosfera. "Desta forma, saberemos se têm um impacto negativo ou positivo nos cultivos", explicou.

Ele afirmou que a ideia é gerar material genético adaptado ou resistente ao novo clima. "Se acontecer a mudança climática, queremos saber como podemos melhorar e nos antecipar", insistiu.

Para a Embrapa, a questão também passa por gerar uma agricultura sustentável através dos programas públicos de agricultura de baixo carbono, destinados a uma emissão menor de gases nocivos ao clima. A agricultura brasileira, que representa 22% do PIB do país, é uma importante fonte de emissões de gases nocivos ao clima.

Importante trabalho preventivo – Segundo a Embrapa, outro efeito das mudanças climáticas é a proliferação de pragas e doenças. O instituto identificou 489 pragas com risco potencial de entrada no Brasil e que afetam alguns de seus países vizinhos ou parceiros comerciais.

Dessas, disse Lopes, 150 podem ser prejudiciais se chegarem ao país. Por isso, os cientistas desenvolvem plantas tolerantes e resistentes.

"Antes que a praga entre, se entrar, o Brasil já tem a solução", comentou Márcio Elias Ferreira, pesquisador do laboratório de genética da Embrapa.

A instituição considera que o trabalho preventivo é chave e cria barreiras para a entrada de doenças para evitar o que já aconteceu em 2001 com a entrada da lagarta da espécie "Helicoverpa armigera", cujas larvas se alimentam de uma centena de plantas e se espalharam por todo o território. Até este ano, milhões de reais foram gastos para combatê-la.

Entre outras, a Embrapa tem na mira uma praga que afeta o trigo, que começou há cinco anos na África, passou para o Oriente Médio e já está na América do Sul, embora ainda não tenha sido detectada no Brasil.

Os profissionais da Embrapa trabalham contra as pragas em escritórios de Estados Unidos, Europa e Ásia, assim como na América Latina. No Panamá, por exemplo, estudam especificamente doenças que afetam o arroz.

A Embrapa defende que a biotecnologia e os alimentos geneticamente modificados, autorizados nos últimos anos no país, têm um papel importante.

"O Brasil é pragmático diante da biotecnologia porque fazemos agricultura nas regiões mais desafiadoras do planeta (...) Não é o momento de dizer não à tecnologia, mas de usá-la de forma responsável e cuidadosa, com uma base científica sólida", disse Lopes, respondendo às preocupações de ambientalistas diante dos alimentos geneticamente modificados.

Fonte: AFP

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário