quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

JIAN-10B (J-10B) MULTIRÔLE JET FIGHTER - COM VÍDEO




O Jian-10 (J-10) é um multirole, aviões de caça para todos os climas projetado tanto para missões ar-ar e ar-terra. A aeronave foi projetada pelo Chengdu Aircraft Design Institute (611 Institute) e construído pela Chengdu Aircraft Corporation (CAC) da AVIC. A aeronave está em operação com a Força Aérea PLA (PLAAF) desde 2003. O J-10 está disponível na variante de caça monoposto J-10 e de dois lugares variante caça-treinador J-10S. Uma variante melhorada ainda mais monoposto lutador designado J-10B supostamente fez seu vôo inaugural em fevereiro de 2009.

Programa
O programa para o desenvolvimento do J-10, conhecido como Projeto 8610, iniciado em meados dos anos 1980. A aeronave foi originalmente destinado a ser um lutador de superioridade aérea de alta performance para combater os lutadores então emergentes de quarta geração, como o F-16 e MiG-29, mas o fim da Guerra Fria e mudanças de requisitos deslocou o desenvolvimento no sentido de um multirole lutador com as duas capacidades de missão ar-ar e ataque ao solo.

O desenvolvimento do J-10 teria sido assistido por Israel, que forneceu as tecnologias de sua caça leve IAI Lavi cancelados, incluindo o design aerodinâmico eo software para o sistema "fly-by-wire" de controle de vôo.O programa de desenvolvimento enfrentou enorme dificuldade no início de 1990, quando a China enfrentou embargo de armas imposto pelos Estados Unidos e União Europeia. Em meados da década de 1990 tornou-se russo envolvido no desenvolvimento J-10 e fornecido o seu motor de jato turbofan AL-31F para abastecer a aeronave.
 
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PLAAF J-10 lutador monolugares com PL-8 e PL-11 AAM (Internet chinesa)
O J-10 voou pela primeira vez em 22 de março de 1998, com seis protótipos produzidos para testes de vôo. Seis exemplos de produção na variante de caça monoposto foram entregues ao PLAAF Flight Test & Training Base / 13 Teste de regimento em Cangzhou Base Aérea para teste operacional e avaliação em Março de 2003. A aeronave estava certificada para finalização projeto no início de 2004. A primeira unidade de caças J-10 operacional foi ativado no PLAAF 44 Divisão Aérea / 132 Regimento de Caça baseado em Luliang base aérea no sul da província Yuannan em julho de 2004. Os dois lugares J-10S voou pela primeira vez em dezembro de 2003 e foi certificado em 2005.
O lote inicial de 100 exemplos, tanto monoposto e variantes de dois lugares foram entregues ao PLAAF entre 2004 e 2006. Estima-se que um total de 300 aeronaves pode ser exigido pela PLAAF e PLA Navy. Um certo número de países, incluindo o Paquistão, Irã e Tailândia também têm demonstrado forte interesse na aeronave. Em março de 2007, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica da Força Aérea do Paquistão, disse à imprensa que o país estava finalizando um acordo com a China para comprar até 32 ~ 40 J-10 lutadores, com a entrega prevista para ocorrer em 2009. [1]

Projeto
J-10 lutador com sonda de reabastecimento (Internet chinesa)

O J-10 adota uma "sem cauda delta-canard" layout de aerodinâmica, que foi originalmente desenvolvido para o cancelado J-9 lutador. A aeronave tem as superfícies horizontais de controlo movido para a frente para se tornar uma atoarda em frente da asa. Quando a aeronave se lança para cima, em vez de forçar a cauda para baixo diminuindo elevador em geral, o canard levanta o nariz, aumentando a elevação geral. Porque o canard é pegar a corrente de ar fresco em vez de esteira atrás da asa principal, o avião pode alcançar uma melhor autoridade de controlo, com uma superfície de controle de tamanho menor, resultando em menos arrasto e menos peso.
A aeronave utiliza uma ajustável, montado no queixo de entrada de ar que fornece ar para o único Lyulka-Saturno AL-31FN pós-combustão de motores a jato turbofan. A porção superior da entrada de ar é constituída por uma rampa de entrada de concebido para gerar uma onda de choque oblíquas que inclina-se para trás para ajudar o processo de compressão de entrada. A rampa situa-se em ângulo agudo para desviar o fluxo de ar de entrada a partir do sentido longitudinal. Este design criado um espaço entre a entrada de ar e para a frente da fuselagem, e requer seis pequenos feixes para melhorar a estrutura de voo de alta velocidade. Este projeto de entrada de ar teria sido substituído por uma entrada de difusor supersônico (DSI) na última variante J-10B.

A configuração delta-canard sem cauda é inerentemente instável aerodinamicamente, o que proporciona um alto nível de agilidade, especialmente em velocidades supersônicas. No entanto, isso requer um sistema informatizado de controle sofisticado, ou "fly-by-wire" (FBW), para proporcionar a estabilização artificial e elevação rajada de dar boas características de controle em todo o envelope de vôo. O J-10 usa um quádruplo digitais (quatro canais sistema FBW desenvolvido pelo Instituto de 611. O software para o sistema FBW foi desenvolvido pelo Instituto de 611 usando a linguagem ADA.

O piloto senta no cockpit localizado acima da entrada de ar e na frente do canard. A bolha dossel de duas peças dá ao piloto grande visão em todas as direções, uma característica vital durante o combate ar-ar. O computador de controle digital de voo a bordo 'voa' da aeronave para o piloto, proporcionando coordenação de voo automático e manter a aeronave de entrar situações potencialmente perigosas, tais como água suja não intencionais ou patins. Este, portanto, libera o piloto para se concentrar em suas tarefas pretendidas durante o combate.
 
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J-10S de dois lugares de caça-treinador (Internet chinesa)
O de dois lugares J-10S caça-treinador é idêntica à variante monolugares em desempenho e configuração de aviônicos, mas tem sua fuselagem dianteira esticado para acomodar um segundo assento do piloto. Dois pilotos sentar em conjunto no cockpit de dois lugares com um único grande bolha dossel. Uma espinha dorsal ampliado acomoda avionic adicional para o segundo piloto. A aeronave pode ser usado para treinamento de pilotos ou como um lutador padrão.

Radar
CAC revelou que o J-10 é equipado com um radar de controle de fogo indígena com uma antena planar slewed mecânica, capaz de rastrear 10 alvos e engajar-2 (usando semi-ativo AAM radar-homing) ou 4 (usando radar ativo-homing AAM) deles simultaneamente. Possivelmente com base em tecnologias russas ou israelenses, o radar é acreditado para ser comparável ao início dos anos 1990 da era de caça ocidental projetos de radar.Alternativamente, o J-10 pode ser equipado com uma gama de radar de controle de fogo introduzidas pelos fabricantes russos, israelenses e europeus sobre a sua variante de exportação.
 
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O cockpit de vidro no banco traseiro desse J-10S luta-treinador é claramente visível (Internet chinesa)

Cabine do piloto
O cockpit do J-10 apresenta um "Hands On acelerador e Stick" (HOTAS) controles que permitem o funcionamento de sistemas de armas, enquanto as mãos permanecem sobre esses controles críticos da aeronave. Há uma cor e duas monocromático de cristal líquido multifuncional (MFD) que permitem piloto para ver os dados de vôo, estado da arma, e informações do alvo pressionando um botão, um amplo campo de visão head-up display (HUD), que apresenta dados de vôo e informação alvo em frente do piloto. A aeronave também pode usar a visão indígena montado no capacete (HMS), que permite reação rápida em combate ar-ar.
Armas

Fixa Arma e Pilões
O armamento fixo do J-10 inclui um internamente montado Tipo 23-3 twin-barril canhão 23 milímetros, localizado no lado da porta do trem de pouso dianteiro. O canhão funciona com gás tem um peso de combate de 50,5 kg, um comprimento de 1.530 mm, e uma taxa máxima de fogo de 3.000 ~ 3,4000 voltas / minuto. O canhão dispara 320g, 23X200mm high-explosive/incendiary com traçador rodada e perfurante round, com uma velocidade inicial de 715m / s. O canhão é elétrico-driven usando 27V DC 8A.

A aeronave tem 11 estações de lojas externas para transporte de armas, sendo três em cada asa e cinco sob a fuselagem. O eixo da sub-estação da fuselagem e as duas estações de asa de entrada são bombeados para transportar os tanques de gota, com um tanque de 800 litros para a estação central e a 1.700 litros tanques para cada uma das estações de asa. As duas sub-estações de fuselagem em frente (sob a entrada de ar) pode ser usado para transportar vários segmentação ou de navegação vagens para operações à noite e em condições meteorológicas complexas.
 
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J-10 em exposição estática, com suas armas ar-ar e ar-superfície (Internet chinesa)
Air-to-Air Mission

Para missões de superioridade aérea e interceptação, o J-10 poderia levar uma mistura de de médio alcance ar-ar mísseis (MRAAM), de curto alcance ar-ar mísseis (SRAAM) e tanques de queda.

Ar de superioridade e uma arma de interceptação configuração típica:
  • 4X PL-11 / PL-12 MRAAM + 2X PL-8 SRAAM + 1X 800ltr cair tanque
  • 2X PL-11 / PL-12 MRAAM + 2X PL-8 SRAAM + 2X 1.600 tanques de queda l + 1X 800ltr cair tanque
O J-10 foi o primeiro lutador de fabricação chinesa de ter capacidade de ataque de superfície em mente desde a fase de design. O lutador é plenamente capaz de todas as condições meteorológicas ataques ofensivos, e pode ser equipado com um pod de infravermelhos e laser de alvo designador para o futuro. A AVIC I tem apresentado um modelo do J-10 carregando o que se acreditava ser alvo e pods de navegação, o que proporcionaria a capacidade do J-10 para implantar a laser e navegação por satélite armas guiadas.

Missão de ataque à terra
 
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Um modelo em tamanho real dos dois lugares J-10S com o que parecem ser prospectiva vagens designador de alvo infravermelhos e laser sob sua fuselagem (Internet chinesa)
Em uma missão de ataque superfície típico, o lutador carrega até 250 kg oito bombas, junto com dois tanques de queda e duas PL-8/9 SRAAMs.Embora a PLAAF já desenvolveu o sistema integrado de pilão dispenser (PIDS), que pode transportar até seis bombas 250 kg LDGP para o lutador J-8B e JH-7 caça-bombardeiro, o sistema semelhante não foi visto sendo equipado pela J- 10.

Configuração arma de ataque de superfície e interdição típica:
  • 2X PL-8 SRAAM + 6X 250 kg LDGP bomba + 2X 1.600 tanques de queda l + 1X 800ltr cair tanque
  • 2X PL-8 SRAAM + 2X 500 kg LGB + 2X tanques de queda de 1.600 litros + 1X 800ltr cair tanque + laser de segmentação pod
Powerplant
O J-10 foi originalmente planejado para ser alimentado por um WP-15 motor turbo indígena, mas o plano de desenvolvimento do motor foi cancelado. Ao contrário, o J-10 foi equipado com um russo Salyut AL-31F turbofan motor avaliado em 76.2kN (7.770 kg, £ 17.130) seco e 122.55kN (12.500 kg, 27.557 £) com pós-combustão. A AL-31F é um motor a jato de alto desempenho desenvolvido originalmente para o Su-27, Su-30MK e Su-33 lutadores e do Su-34 bombardeiro. A versão utilizada pela J-10 é o AL-31FN, uma variante modificada especialmente adaptado para o J-10. A fim de ajustar o motor para o J-10 fuselagem, Rússia fornecedora de motores feitas modificações necessárias na AL-31F, inclusive mudando a caixa de acessórios para ser montado sob o motor. Por conseguinte, o J-10 designer também feitas modificações na célula de a J-10 e da entrada de ar.

O AL-31FN é construído por com sede em Moscou Salyut Machine Building Corporativo. O desenvolvimento da AL-31FN foi concluída em 2000. Entre 2002 e 2004, Salyut entregues 54 motores AL-31FN para a China, com um preço unitário de EUA $ 3 milhões. Uma fonte da Rússia também confirmou a Interfax que a China estava buscando para manter e reparar estes motores localmente em uma fábrica chinesa.

Em julho de 2005, a mídia russa informou que a empresa de comércio de armas estatal Rosoboroneksport concluiu um EUA $ 300.000.000 acordo com a China para a exportação de mais 100 unidades do motor AL-31FN a serem entregues nos próximos três anos. A China também se reservou o direito de pedir mais 150 unidades até 2010 e pode considerar uma co-produção licenciada.

Salyut também introduziu uma versão melhorada da AL-31FN, apresentando um totalmente variável, todo aspecto empurrou o controle de vetores (TVC) bocal e um maior impulso pós-combustão de 124.54kN (12.700 kg, £ 27.998). Atualmente Salyut está comercializando ativamente o motor para a China, mas não se sabe se este motor será montado sobre os futuros de produção J-10 lutadores.

Baseada em Shenyang Instituto Motor AVIC Aviação (também conhecido como 606 Institute) e Shenyang Calagem Grupo Aero-Engine continuou o desenvolvimento do WS-10 indígenas na década de 1990 e início de 2000. O projeto revisado, possivelmente com base em algumas das tecnologias AL-31F, era conhecido como WS-10A, ou "Taihang" em seu nome comercial. AVIC I anunciou que o desenvolvimento do WS-10A foi concluída em novembro de 2005.

O WS-10A é um pouco maior do que a AL-31F em tamanho. O motor está supostamente avaliado em 73.5kN (7.495 kg, £ 16.523) seco e 110kN (11217 kg, £ 24.729) com pós-combustão, o que pode resultar em um desempenho aerodinâmico ligeiramente reduzida no WS-10A equipados J-10.

Inventário
DivisãoRegimentoO número de sérieLocalizaçãoRegião Militar
Air Force Flight Test & Training Base 60X8XCangzhou AB, HebeiPequim MRAF
2 Divisão Aérea5 Regimento de Caça10X3XGuilin AB, GuangxiGuangzhou MRAF
3 Divisão Aérea7 Regimento de Caça10X4X?Nanjing MRAF
44 Divisão Aérea132 Regimento de Caça50X5XLuliang AB, YunnanChengdu MRAF

Especificações
Tripulação: Um (J-10); Dois (J-10S) Motorização: 1X russa Salyut AL-31FN turbofan Thrust (seco): 76.2kN (7.770 kg, £ 17.130) Thrust (pós-combustão): 122.55kN (12.500 kg, 27.557 lb) de reabastecimento em voo: Sim Arma: 23 milímetros barril único canhão Hardpoints externas: 11 (cinco sob o centro da fuselagem, seis sob as asas)

Fonte: Sino Defence

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