quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

BRASIL: SISTEMA SÃO PAULO - CANTAREIRA TEM PIOR NÍVEL DE ÁGUA EM 10 ANOS


O Sistema Cantareira, maior e principal reservatório para o abastecimento de água da cidade de São Paulo, registrou 29,9% de armazenamento nesta terça-feira, 17. O volume é o mais baixo dos últimos dez anos - em 2004, o nível chegou a 29,8%. Para se ter uma ideia, em 2011 o armazenamento estava em 69% na mesma época.

Segundo a Climatempo, são dois os principais motivos para a escassez: o consumo de água, que aumenta nesta época por causa do calor, e a falta de chuvas. A média de chuva na região para dezembro é de aproximadamente 227 milímetros, mas até o dia de 16 só havia chovido 44 mm.

O meteorologista César Soares, da Climatempo, diz que há um período de transição. "A primavera marca o começo das chuvas, que se intensificam no verão", explica.

"Este dezembro de 2013, por sua vez, está bastante abaixo do esperado e já estamos no meio do mês. É bem possível que a gente feche o mês com chuva abaixo da media climatológica."

A Climatempo faz uma recomendação. "Estamos apenas começando o período chuvoso normal na região da Grande São Paulo e ainda há tempo para recuperação. Mas, se o espírito de economizar água precisa ser lembrando sempre, agora muito mais, pois as reservas estão baixas."

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou, no entanto, que o volume de água armazenado no Sistema Cantareira está sendo bem gerenciado e não oferece risco de desabastecimento à população. "O volume atual é de 29,9% e tende a aumentar, já que estamos em época de chuvas, período que vai até abril de 2014."

A Sabesp também ressaltou a importância de economizar água em qualquer época do ano.

Previsão

Na sexta-feira, a cidade de São Paulo tem previsão de pancadas de chuva à tarde. No fim de semana, as precipitações devem se estender para todo o Estado, amenizando a situação das reservas de água. As chuvas também vão se estender pela semana do Natal. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário