quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ARMAS PENETRAM NA CHINA ATRAVÉS DA INTERNET


O tráfico de armas de fogo é proibido na China. No entanto, na Internet chinesa pode-se comprar tanto espingardas e fuzis pneumáticos, como réplicas exatas de armas de fogo.

A China, há muitas décadas, mantém uma política rigorosa de controle de armas de fogo. A legislação da China sobre o controle do tráfico de armas aplica-se não apenas aos elementos criminosos e extremistas. Nos últimos anos, têm vindo a ser sujeitos a ela, cada vez mais, colecionadores e amantes de armas que compram na Internet armas de caça ou armas de imitação de alta qualidade, as chamadas "réplicas" para divertimento. Assim, a Internet está se tornando o principal canal de disseminação de armas de fogo na China.

O jornal The Global Times escreve que segundo a lei sobre o controlo de tráfico de armas de fogo da China, adotada em 1996, licenças civis de posse de armas de fogo são emitidas apenas para campos de tiro especialmente certificados, funcionários de propriedades de caça, pastores que precisam se defender de animais silvestres, bem como a institutos de pesquisa científica. O fabrico e a venda de "réplicas" também são proibidos. A posse ilegal de mais de uma arma não-combatente de pólvora, ou de mais de duas armas não-combatentes de gás, é considerada na China uma infração criminal que prevê uma pena de prisão.

No entanto, uma rápida pesquisa na web confirma que existem centenas de sites que vendem armas de fogo em abundância, desde "réplicas" até rifles pneumáticos contrabandeados, normalmente fornecidos com munição. O mais popular é o rifle pneumático do fabricante norte-americano Airforce Condor, bem como imitações precisas de vários fuzis e pistolas. Seus preços variam entre 200 e dezenas de milhares de dólares, o preço normal de uma espingarda de dois canos é de 600 dólares, e uma pistola pneumática custa cerca de mil dólares.

Ao tema de armas de fogo é dedicado um número considerável de salas de chat, fóruns e conferências na Internet. Essas plataformas são, regra geral, importantes canais comerciais de venda ou compra de armas de fogo ou réplicas. Apesar de muitos caçadores e amadores de armas não saberem quão grave pode ser a punição pela compra e distribuição de armas, eles estão bem cientes de que estão praticando atividades ilegais. Portanto, um jargão especial é usado: armas são muitas vezes chamadas de "cachorros", e munições, de comida de cão. Nominalmente, na Internet vendem-se cães, mas na realidade são armas.

Muitas réplicas de armas de fogo são feitas em fábricas na parte sudeste do país que anteriormente produziam "réplicas" para exportação. Devido à deterioração da situação econômica no exterior, essas fábricas começaram a vender seus produtos no mercado interno. Armas de fogo improvisadas são feitas por "artesãos" chineses de tubos de aço sem soldaduras. Armas autênticas são normalmente importadas para o país por contrabando, muitas vezes com a ajuda de serviços de correio, e seus preços podem ser bastante elevados.

Na maioria das vezes, ainda antes da conclusão da transação, o comprador e o vendedor fazem um acordo de que a venda é feita apenas para fins de "colecionamento", e que o proprietário da arma é o único responsável por quaisquer consequências. Alguns vendedores vendem armas desmontadas e mandam ao comprador um vídeo com instruções detalhadas de montagem.

O anonimato é uma característica comum do mundo virtual. E a obtenção de provas de venda e compra ilegal de armas através da Internet apresenta grandes dificuldades e impede a "redução" do comércio de armas na internet. Mas as autoridades não deixam as lojas virtuais de armas sem atenção. Só este ano, a polícia fechou cerca de 1.200 sites temáticos e removeu mais de 100 mil mensagens relacionadas ao tráfico ilegal de armas.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário