quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

FRANÇA APROVA LEI QUE AMPLIA ESPIONAGEM DE TELEFONES E INTERNET


O Senado da França aprovou na noite desta terça-feira uma lei que amplia a disponibilidade da espionagem de dados telefônicos e Internet, permitindo a coleta de dados de cidadãos para o combate ao terrorismo, ao crime organizado e para fins de segurança nacional.

A reforma acontece após meses de críticas do governo do presidente François Hollande ao monitoramento realizado pelos Estados Unidos através da Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês), que teria espionado lideranças políticas como a alemã Angela Merkel e a brasileira Dilma Rousseff.

Segundo a legislação, as informações sigilosas podem ficar disponíveis para toda a administração francesa. Antes, os dados de monitoramento eram restritos aos ministérios da Defesa, do Interior, das Finanças e do Orçamento.

Os técnicos do governo francês poderão ter acesso aos dados de monitoramento, mas também ao conteúdo de mensagens de Internet e a localização em tempo real de dispositivos móveis. A informação poderá ser obtida sem autorização da Justiça, mas será submetida a perícia posterior para evitar abusos.

As medidas foram duramente criticadas por associações de empresas de Internet, que se preocupam com a proteção da liberdade de expressão e o enfraquecimento da proteção de dados pessoais dos internautas.

O governo rebateu, dizendo que uma comissão será responsável por fiscalizar a espionagem. No Twitter, o ministro de Assuntos Digitais, Fleur Pellerin, disse que a lei "reforça o controle democrático de inteligência" e será complementada por uma lei sobre o mercado digital, a ser aprovada em 2014.

O ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, disse que a medida "é um balanço entre eficiência operacional e respeito às liberdades individuais".

Fonte: Folha Online

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário