quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

IBM RESEARCH TRANSFORMA GARRAFA PET EM AGENTE ANTIBACTERIANO


Cientistas do centro de pesquisas da IBM e do Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia de Singapura descobriram uma forma de transformar garrafas de plástico recicladas em um agente que combate fungos.

A pesquisa é uma reação a crescente resistência dos fungos aos medicamentos, desde o desenvolvimento da penicilina. O grande problema é que o método tradicional de combate requer que o medicamento penetre na membrana da célula para combater a infecção. O novo agente de desinfecção é uma nanofibra criada com polímeros que funcionam como o velcro, colando na estrutura da membrana das células graças a energia eletrostática.

Em um teste de eficiência a nanofibra erradicou 99,9% do fungo Candida Albicans, que causa a Candidiase. Segundo os pesquisadores, esta infeção sanguínea é a terceira mais comum nos Estados Unidos.

Os polímeros ninja, como foram chamados as estruturas que formam a nanofibra, tem tamanho de 43 a 198 nanometros e eles são atóxicos e biodegradáveis. A expectativa é que em um futuro próximo eles sejam utilizados em produtos de higiene como pasta de dente e desodorantes. Assim eliminariam a possibilidade de infecção em uma grande parcela da população, sem causar danos colaterais.

Fonte: Info Abril

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário