Para a maioria, o movimento start-stop de um engarrafamento é irritante, mas se você é um grupo de pinguins imperador , é apenas o que você precisa para ficar juntos.
Diferente da maioria das espécies de pinguins, onde ambos os machos e as fêmeas se revezam para incubar os ovos, por imperadores são os homens que se encarregam de todo o período de incubação durante o inverno antártico. A fim de sobreviver às condições frias, os machos se amontoam em grandes grupos.
Os pesquisadores interessados em como esses grupos permanecer unida ter anexado sensores de temperatura e luz para as aves individuais, mas ninguém tinha olhado para a dinâmica de um amontoado como um todo.
Para ver o que estava acontecendo, há alguns anos atrás Daniel Zitterbart e sua equipe no Instituto Alfred Wegener para Pesquisa Polar e Marítima, em Bremerhaven, Alemanha, filmaram os huddles e analisados os movimentos de cada pinguim .
Eles descobriram que, quando as etapas de um pássaro, ele aciona o movimento coordenado de seus vizinhos em um movimento ondulatório.
"Não tínhamos idéia de como descrever essas ondas", diz Zitterbart."Queríamos saber como e onde eles são acionados dentro de um amontoado, e como eles se propagar."
Para descobrir isso, o time já aplicou um modelo matemático, muitas vezes usado para estudar o congestionamento rodoviário. Eles descobriram que o modelo pode prever o movimento dos pingüins individuais passo-a-passo dentro do amontoado - exatamente como prevê como carros polegada para a frente em um engarrafamento.
Perfeitamente isolados
O modelo também mostra que, em vez de simplesmente ser causada por pinguins frias empurrando, as ondas podem se originar de aves em muitos pontos diferentes na aproximação, enquanto seus passos exceder uma distância limite de 2 centímetros. Isto é cerca de duas vezes a espessura da camada de pinguim pena. "Isso significa um amontoado perfeitamente compacto tenta manter o máximo de maciez e isolamento de cada ave", diz Zitterbart.
Ondas que começaram em dois grupos diferentes podem fundir, ajudando huddles menores crescem em grandes multidões de milhares de aves que podem suportar temperaturas tão baixas quanto -50 ° C e rajadas de vento de 200 quilômetros por hora.
A equipe também está investigando por que os pinguins imperador tomar tais minúsculos passos freqüentes em primeiro lugar. Os machos incubam os ovos, equilibrando-os no topo de seus pés e cobrindo-os com uma camada de pele de penas chamado a bolsa ninhada. Um palpite é que este gingado ajuda pinguins girar os ovos, de modo que um cara não fica exposto por muito tempo. Nesta temporada, Zitterbart deu ovos falsos para alguns dos pinguins que não têm descendência própria. Estas falsificações são equipados com acelerômetros e outros instrumentos de medição para coletar dados de movimento.
"Em última análise, queremos criar uma fórmula para prever o estado de um amontoado pinguim, dependendo da época do ano, o número de pinguins, e como ele é frio", diz Zitterbart.
"Esta é realmente a primeira vez que uma base quantitativa para o movimento amontoado de pinguins foi introduzido por olhar para o posicionamento e velocidade individual das aves", diz James Butler , um fisiologista da Universidade de Harvard, com experiência em comportamento coletivo. "É uma fundação matemática emocionante para estudar esse comportamento."
Fonte: New Journal of Physics
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário