Ilhéus polinésia falava a língua dos computadores séculos antes do primeiro programador nasceu. Parece que os habitantes da ilha de Mangareva na Polinésia Francesa criou seu próprio híbrido específico de decimal e sistemas de número binários para fazer aritmética mental.
O sistema binário pode representar qualquer número usando uma série de 1s e 0s. Embora seja usado por computadores hoje, foi descrita pela primeira vez pelo matemático do século 17 Gottfried Leibniz.
Primeiro cria uma série de colunas, cada uma dedicada a uma energia diferente de 2, começando com 1 (2 0 ), seguido por 2 (2 1 ), 4 (2 2 ), 8 (2 3 ) e assim por diante. Você, então, colocar 1s nas colunas necessárias para tornar-se o número de destino e 0s no resto. Então 2 é representada por 1 0, enquanto que 8 é representada por 1 0 0 0 e 13 é representada por um 0 1 1, e assim por diante.
Andrea Bender e Sieghard Beller da Universidade de Bergen, na Noruega estudou a língua Mangarevan, que remonta a 1500, ou mesmo antes. O par dizer que, como no sistema decimal, há palavras Mangarevan para os números de 1 a 9. Além desses, os habitantes da ilha só tinha palavras para 10 ( Takau ), 20 ( paua ), 40 ( tataua ) e 80 ( Varu ) - os poderes binários multiplicado por 10. Então, eles usaram o sistema binário a contar em 10s, mas acrescentou 1-9 na maneira normal.
Domínio numérico
Por exemplo, em vez do sistema generalizado de adicionar a coluna de dezenas na soma 73 +80, lembrando que 7 +8 = 15, no sistema Mangarevan você combinar "quarenta vinte 1003" com o "oitenta" para obter "oitenta vinte quarenta 1003 ", ou 153.
Desta forma, o componente binário de seu sistema de contagem pode ter simplificado cálculos, já que você só precisa se lembrar de como combinar quatro números quando a contagem em 10s. "Eles inventaram essas etapas binários, o que torna os cálculos mais fácil", Bender sugere.
Ela diz que o sistema pode originalmente ter surgido porque os ilhéus computados itens culturalmente importantes, como cocos e polvos em grupos de 1, 2, 4 e 8. Mas Mangarevans também negociados itens em longas distâncias - incluindo, na medida do Hawaii - e em massa, e assim teria precisado de uma maneira eficiente para contar números muito maiores.
A equipe de Bender é particularmente intrigado com a maneira que os ilhéus combinado dos dois sistemas numéricos. "Mangarevans tinha encontrado uma maneira de compensar as desvantagens de um sistema puramente binário misturando decimal e passos binários de uma maneira bem equilibrada, demonstrando assim o domínio numérico em um nível avançado", escrevem eles. "Mangarevan merece uma posição de destaque em teorizar sobre a cognição numérica."
Mangarevan ainda é falada por poucas pessoas hoje, mas com apenas 600 falantes esquerda a partir de 2011, é classificada como "em perigo" . E oradores modernos não usam mais o sistema de contagem de idade.
Referência do Jornal: PNAS
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário