A pergunta fica dançando no nosso cérebro: qual o motivo para a indústria do transporte marítimo, responsável pela maioria do comércio mundial e fundamental na nossa civilização, ser tão pouco falada? Por que não sabemos mais sobre os navios de carga e os milhões de containers que seguem neles? A jornalista britânica Rose George tentou entrar nesse mundo e lança alguns dados inquietantes.
Rose embarcou num navio porta-contentores, o Maersk Kendal, com 299 metros de comprimento por 40 de largura, e com capacidade para transportar mais de 6 mil contentores, numa viagem entre Felixstowe e Cingapura que durou cinco semanas. Pra ser ter uma ideia da capacidade de armazenamento deste navio, se toda a carga fosse colocada em caminhões, criaria uma fila de trânsito de 60 quilômetros. Por aqui se vê porque quase tudo o que bebemos, comemos ou consumimos é transportado por via marítima.
Com essa capacidade de armazenamento, o preço do transporte baixa tanto que Rose dá um exemplo:“o transporte é tão barato que faz mais sentido financeiro enviar o bacalhau escocês para a China pra ser fatiado e, em seguida, enviá-lo de volta para as lojas e restaurantes escoceses, do que pagar fatiadores escoceses”.
Então qual o problema? Em 2009, por exemplo, os 15 maiores navios do mundo emitiram tanta poluição quanto 760 milhões de carros juntos. Outro exemplo? A AP Moller-Maersk, empresa dinamarquesa que controla o navio gigante em que Rose embarcou, opera 600 navios e tem lucros equivalentes a 20 por cento do PIB da Dinamarca, mas usa mais combustível que a nação inteira.
Neste momento, 20 milhões de containers atravessam os mares, por entre rotas e portos longe da nossa imaginação. Mais de 100 mil navios guardam quase tudo o que precisamos pra viver e o comércio por mar continua crescendo. São nuvens e nuvens de poluição cobrindo os céus. Mas o silêncio se mantém.
“Inside the secret shipping industry” é o nome da palestra que Rose George deu nas conferências TED e que lança o debate e que disponibilizamos abaixo. A jornalista é também autora do livro “Nineteen Percent of Everything”, a não perder para quem quiser saber mais sobre o tema.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário