sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A POLÍCIA PODERIA USAR ONDAS DE RÁDIO PARA TRAZER CARROS A UMA PARADA


Dispositivos que disparar rajadas de microondas, lutando computadores de bordo dos carros, em breve poderá permitir às autoridades controlar veículos suspeitos

Imagine que você pode desativar um carro remotamente, simplesmente pressionando um botão. Não é um sonho distante: dispositivos que utilizam ondas de rádio para perturbar os computadores de carros modernos de controle já estão na calha. A polícia será capaz de usá-los para parar veículos suspeitos em suas trilhas.

A pedido da polícia na França, Espanha e Alemanha, um consórcio financiado pela Comissão Europeia está a desenvolver um tal dispositivo.Enquanto isso, a empresa de eletrônicos E2V de Chelmsford, Reino Unido, está a desenvolver um sistema semelhante para a polícia e as forças armadas, e testado com sucesso sua tecnologia na semana passada.

A Europa deu 4.300.000 € à SAVELEC (Control segura de não-cooperativas veículos através eletromagnética Meios) do projeto. Como parte disso, engenheiros da Centro Aeroespacial Alemão DLR em Stuttgart ter se debruçaram sobre Unidades de Controle Motor automotores (ECU) para identificar vulnerabilidades em microchips que podem ser exploradas através de sinais de rádio. Os componentes eletrônicos e antenas portáteis que transmitem os sinais estão sendo projetados em IMST, uma antena de rádio laboratório alemão em Kamp-Lintfort. No MBDA, fabricante de mísseis francês com sede perto de Paris, a equipe está executando simulações com grandes grupos de voluntários motoristas para avaliar como eles reagem quando os carros cortados em velocidade.

"Nós queremos ser capazes de parar os realmente poderosos carros que não podemos parar com as ferramentas forças policiais têm hoje", diz Cécile Macé, um engenheiro de sistemas da MBDA. "Carros muito rápido na auto-estrada são difíceis de parar de forma segura", observa ela. A polícia de Dallas, Texas, por exemplo, no ano passado, parou de usar Stingers tiras de spikes pneu de destruição - depois de cinco policiais foram mortos tentando implantá-los.

Os novos dispositivos não funcionam fritando eletrônica de um carro como armas de pulsos eletromagnéticos militares fazem , mas por desativá-los temporariamente. "Nós queremos perturbar a eletrônica do carro, para que possamos parar com isso, mas não quero quebrar o carro e deixá-lo preso na auto-estrada. E nós não queremos prejudicar os ocupantes, pedestres próximas ou a polícia com o feixe quer ", diz Macé. Drivers não devem sentir o feixe - mas eles podem ouvir algo. "Isto é conhecido como o efeito de audição de microondas Frey e consiste em cliques audíveis ... apenas um pop no ouvido", diz ela.

O consórcio SAVELEC ainda tem que testar o seu sistema, mas o objetivo é ter um protótipo pronto em 2016. Por enquanto, ele está lançando alguns detalhes, a fim de impedir as pessoas de desenvolvimento de contramedidas - ou a sua própria versão. Mas o sistema é provável que seja muito menor do que aquele E2V está a trabalhar.

Nomeado RF Seguro-Stop, o dispositivo da E2V usa um transmissor de 350 quilos montada em um SUV e um metal de guia de onda de chifre-como a pulsos de microondas de feixe em um carro ou moto de até 60 metros de distância. Com a fiação do veículo atuando como uma antena, os pulsos de desativar temporariamente o ECU constantemente forçando-o a reiniciar-se.Isso impede o veículo. E2V deu uma demonstração de prova de princípio em Throckmorton aeródromo em Worcestershire, Reino Unido, na semana passada.

Ambas as equipes precisam ter cuidado com as consequências não intencionais, diz Jay Abbott of Advanced Consulting Segurança em Peterborough, Reino Unido, advertindo que a tecnologia também pode afetar sistemas de freio e de direção. "Perturbar todos eles de uma só vez poderia deixar um carro viajando a velocidade como um peso morto, com controle limitado sobre sua direção e frenagem."

Este artigo apareceu na imprensa sob a "arma de velocidade com um toque" manchete

Fonte: News Cientist

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário