NOVA DÉLHI - Preocupado com a presença crescente dos chineses na região do Oceano Índico, Índia, ofereceu-se para aumentar os laços de defesa com a ilha nação sul do Sri Lanka.
Indian Chief Marinha almirante DK Joshi estava em uma visita de cinco dias ao Sri Lanka, na semana passada, onde ele se ofereceu para ajudar a treinar os marinheiros do Sri Lanka em estabelecimentos de ensino indianos.
A visita ocorre após primeiro-ministro indiano Manmohan Singh, no mês passado ignorado assistir os Chefes de Governo da Commonwealth reunião na capital do Sri Lanka, de Colombo, após pressão de grupos políticos em Tamil Nadu que se opõem a quaisquer relações diplomáticas com o Sri Lanka por causa de conflitos sobre os direitos dos tâmeis do Sri étnicas.
"Seria contra os interesses indianos ver Sri Lanka inclinando em direção a China e até mesmo permitir estabelecimento de uma base na ilha, próximo à Índia", disse Singh Mahindra, aposentado exército indiano principal analista geral e defesa.
China estabeleceu uma presença nos portos ao redor da Índia, incluindo Chittagong, em Bangladesh, Coco Island, em Myanmar, Hambantota no Sri Lanka e Gwadar no Paquistão, acrescentou Singh.
O Conselho de Direitos Humanos da ONU em Março aprovou uma resolução patrocinada pelos EUA em relação às violações de direitos humanos no Sri Lanka, com 25 países, incluindo a Índia, votando a favor.
A China tem sido capaz de estabelecer relações mais profundas com o Sri Lanka, a expensas da Índia depois que o governo indiano endureceu sua posição contra Colombo por causa de pressão política doméstica, disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores indiano. Nova Deli agora tem que trabalhar duro para atingir melhores relações de defesa com a ilha.
Fonte: Defense News
Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário