segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

EXPERIMENTE O MUNDO COMO UM FALCÃO, RATO OU ABELHA EM JOGO 3D - COM VÍDEO


Sempre quis saber como o seu gato ou cão vê o mundo? Agora você pode olhar através de seus olhos com o primeiro jogo em 3D que recria a visão de diferentes espécies com base em evidências científicas.

A simulação on-line, criado pela empresa de design 3D francesa Dassault Systèmes , com a orientação do oftalmologista veterinário Didier Schmidt-Morand , imita a visão de cinco animais - gatos , cães, ratos, falcões e abelhas - como um jogador dirige-los através de Place Vendôme em Paris.

Devido a diferenças no campo de visão, a percepção de cores e visão noturna, por exemplo, a visão pode ser drasticamente diferente de espécie para espécie. "Em termos de desempenho, os olhos são tão variáveis ​​como diferentes modelos de carros", diz Schmidt-Morand.

O jogo foi criado por meio de modelos virtuais existentes sobre os efeitos, em seguida, aplicando quadrados com base em descrições de visão de cada animal. Software 3D da Dassault permite uma cena a ser modificado pela adição de borrão ou mudando as cores, ângulo de visão e profundidade de campo.
Vendo olho no olho

Apesar de ter sido fácil recriar visão inferior ao dos humanos - cães e gatos, por exemplo, têm dificuldade em distinguir tons de vermelho - replicando características que são incapazes de ver era um desafio. Hawks têm uma visão mais detalhada do que a nossa, enquanto que os cães são melhor ao ver o movimento e tem um campo de visão mais amplo. "Usamos câmeras virtuais para simular com precisão ângulos de visão maiores, mas o resultado fez as pessoas enjoado", diz Schmidt-Morand. "Assim, o modelo ajustado para dar uma noção da visão mais ampla sem se ater à realidade."

A visão do rato também se afasta da realidade: porque são míope, tudo com mais de 15 centímetros é um borrão, por isso, eles normalmente se aproximar paredes para ajudá-los a navegar. "Um rato nunca iria lançar-se no meio de uma área aberta", diz Schmidt-Morand. A simulação para este animal é complementada com um mapa no canto superior direito para ajudar a determinar a posição do rato: por causa de sua visão limitada, a maioria dos pontos de referência são obscurecidos.

O jogo destina-se como um recurso educacional e os jogadores podem discutir a sua experiência com os outros por meio de recursos da comunidade no site. Se houver interesse das escolas e jardins zoológicos, a equipe espera para recriar a visão de mais animais.

Schmidt-Morand é especialmente curioso sobre a visão dos cavalos: uma vez que os seus olhos estão no lado de sua cabeça, eles podem ver o que está na frente deles, ao lado deles e por trás deles. Apesar de que seria difícil de recriar esta sobre uma tela, pode ser possível em um ambiente de realidade virtual. "É impossível para mim imaginar o que este ponto de vista que até parecem", diz Schmidt-Morand.

Fonte: New Cientist

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog 
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE 

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário