sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O MAIS VELHO GENOMA HUMANO DESENTERRADO NO POÇO DE OSSOS DA ESPANHA - COM VÍDEO



Um genoma 400.000 anos de idade, a partir de osso humano antigo poderá anunciar uma espécie de elo perdido - levando-nos mais perto do que nunca para o nosso ancestral comum com os neandertais

Profundamente dentro do sistema de cavernas Atapuerca , no norte da Espanha, a 30 metros abaixo da superfície, encontra-se o Sima de los Huesos , ou o "poço de ossos". Os restos mortais de pelo menos 28 seres humanos antigos foram encontrados na parte inferior desta 12 metros de comprimento de eixo vertical . Agora, um osso da coxa puxado para fora do poço produziu DNA 400.000 anos de idade - de longe o mais antigo DNA humano já seqüenciados.

Os resultados sugerem que o osso da coxa pertencia a uma espécie humana previamente desconhecida - talvez até mesmo um elo perdido entre os neandertais e os seus primos misteriosos os Denisovans. Isso, dizem os paleontólogos, traz-nos mais perto do que nunca para a compreensão que o nosso próprio antepassado comum com os Neandertais era.

Os ossos de Sima de los Huesos pré-data a origem do Homo sapiens , que apareceu cerca de 200.000 anos atrás, e mais de perto se assemelham aos de neandertais. Fred Spoor , do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, na Alemanha, os chama de "homens de Neandertal na tomada de decisões ".

Até agora, só havia sido possível sequenciar os genomas de fósseis de hominídeos encontrados em climas frios; DNA decompõe mais rápido em climas mais quentes, como a Espanha de. Mas estimulado pelo seqüenciamento bem sucedida de um 300 mil anos de idade caverna genoma urso da mesma área, Matthias Meyer , também no Instituto Max Planck em Leipzig , e seus colegas decidiram dar uma chance.

Eles perfurado num osso da coxa hominínea da caverna e extraiu-se 1,95 gramas de material processado o DNA, e filtrou-se para fora uma grande quantidade de ADN humano moderno - os ossos tinha sido fortemente contaminado como eles foram removidos e processados.

O resultado final foi um genoma mitocondrial quase completo - o DNA encontrado no interior das organelas que as células de energia. Comparando-a com a dos humanos modernos, chimpanzés e bonobos, além de neandertais e Denisovans, Meyer estima sua idade em 400 mil anos, o dobro da idade da nossa própria espécie e muito mais antiga do que qualquer genoma hominídeo previamente sequenciado ( Nature , DOI: 10.1038/nature12788 ). Os genomas de Neandertal e Denisovan seqüenciados nos últimos anos são cada cerca de 40.000 anos de idade .

"Os genomas temos [até agora] são realmente muito recente", diz Chris Stringer , do Museu de História Natural, em Londres. "Isso nos leva pelo menos algumas centenas de milhares de anos atrás, em direção ao nosso ancestral comum com outros hominídeos."

"Este trabalho é o sonho", diz David Reich , da Harvard Medical School, em Boston, Massachusetts. É o mais recente de uma série de avanços em DNA antigo, que vem apenas meses após o seqüenciamento do genoma mais antigo de sempre, de um cavalo de 700.000 anos de idade.

Uma vez que os hominídeos Sima de los Huesos parecido com os neandertais, e viveu na Europa, onde os Neandertais em breve dominar, Meyer espera seu DNA a olhar Neanderthal. Mas, para sua surpresa, ele se mostrou bastante distinta. Ele é mais estreitamente relacionado com o Denisovans, uma espécie conhecida apenas a partir de um osso do dedo e dois molares encontrados em uma caverna siberiana .

"Não sei bem o que fazer com ele", diz Meyer. "Não há nenhuma evidência que os Denisovans variou em qualquer lugar perto de Atapuerca", diz Stringer.

O maior mistério é como e quando nossa linhagem divergiu da dos Neandertais e Denisovans. Também não está claro se as circunstâncias da divisão mais tarde entre os neandertais e Denisovans. Tudo o que sabemos é que esses dois eventos aconteceram em todo o tempo, os hominídeos Sima de los Huesos estavam vivendo na Espanha.

Uma possibilidade é que os fósseis pertencem ao ancestral comum dos neandertais e Denisovans, e alguns de seus descendentes mais tarde em direção ao leste e se tornaram os Denisovans. "Eu acho que é o cenário mais provável", diz Meyer.

Mas isso não explica por que os ossos Sima de los Huesos parecem tanto com os neandertais, diz Stringer. Ele acha que eles eram ancestrais neandertais, e veio depois que as espécies divididas entre Denisovans. Os neandertais poderiam facilmente ter perdido os genes mitocondriais que compartilhavam com Denisovans mais tarde, diz ele, como o DNA mitocondrial só é passado para baixo da linha feminina. "DNA mitocondrial pode ser perdido se a mulher só tem filhos", diz Stringer.

Isso significa que a única maneira de resolver exatamente o que aconteceu é sequenciar um genoma completo a partir dos fósseis de Sima de los Huesos.Meyer está trabalhando neste momento. "É extremamente difícil", diz ele.

O genoma Sima de los Huesos é particularmente interessante porque é a partir de um momento que é muito perto da origem de nossa linhagem humana. A evidência arqueológica sugere que estes primeiros seres humanos estavam desenvolvendo novos comportamentos significativos. Por um lado, eles ainda usavam ferramentas de pedra bastante primitivos como um machado de mão trabalhada - apelidado de Excalibur - que foi encontrado no poço. Mas os ossos sugerem também características mais modernos.

Por exemplo, alguns acreditam que o poço poderia ter sido um local de enterro cedo, parte de um rito funeral simples. Excalibur poderia ser uma homenagem aos mortos, sugere Stringer.

E o crânio deformado de uma menina que viveu em cerca de 12 anos, também encontrado no poço, sugere que a tribo se importava com ela. "Há uma pitada de algo humano - a cuidar de pessoas com deficiência", diz Stringer.

Em outra parte em Atapuerca, os arqueólogos descobriram os restos de um homem idoso com graves problemas nas costas , que não poderia ter rechaçou por si mesmo. Aqui, também, a idade do homem sugere uma comunidade deve tê-lo protegido.

A possibilidade de perscrutando genes das pessoas Sima, bem como os seus ossos é um enorme passo em frente. Um genoma completo seria inestimável, diz Reich. Poderíamos descobrir qual dos nossos genes modernos já estavam no local, e quais teve que mudar para a produção de seres humanos modernos. Como Reich coloca: "É sobre o que nos torna humanos."

Este artigo apareceu na imprensa, sob a manchete "Pit dos ossos esconde nosso DNA mais antigo"

Uma breve história dos fósseis humanos

Os restos fósseis encontrados em Sima de los Huesos, Espanha, oferecem pistas importantes para desvendar as origens da nossa espécie (veja a história principal). Aqui estão cinco outros antepassados ​​chave.

Lucy humanos modernos são descendentes do macaco-comoAustralopithecus , que viveu na África . O espécime mais famoso é Lucy, de 3,2 milhões de anos de idade, Australopithecus afarensisencontrado na Etiópia em 1974. Ela tem o seu nome da canção dos Beatles Lucy no céu com diamantes .

Karabo Este menino de 1,9 milhões de anos de idade, foi encontrado na África do Sul em 2008, ao lado de uma fêmea adulta. Ele pertence à espécie Australopithecus sediba , tem uma mistura decaracterísticas humanas, como o macaco-como e , e foi batizada de "Resposta", de um 17-year-old estudante Sul-Africano em uma competição.

Menino Turkana uma quase total de 1,5 milhões de anos, o Homo erectus fóssil foi encontrado por do Quênia Lago Turkana, em 1984.A espécie se espalhou tanto quanto Java, e pode ser nossos ancestrais diretos.

Neanderthal 1 A primeira Neanderthal reconhecido foi encontrado em 1856 no vale de Neander da Alemanha . Ele não conseguiu um nome mal-humorado , mas foi o primeiro ser humano primitivo identificado, e em 1997 tornou-se o primeiro a produzir DNA.

X-Woman Um osso do dedo fêmea da caverna Denisova, na Sibéria acabou por pertencer a uma nova espécie quando seu genoma foi sequenciado em 2010. Os Denisovans são mais estreitamente relacionados com os Neandertais. Genética mostrar que vagavam na medida em que a Indonésia, onde eles cruzaram com os humanos modernos .

Fonte: News Cientist

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE 

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário