segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PROTESTOS NA TAILÂNDIA: REFORÇOS MILITARES SURGEM NAS RUAS DE BANGKOK




Suthep Thaugsuban, líder da oposição tailandesa, declarou ter se encontrado com a primeira-ministra Yingluck Shinawatra na presença dos comandantes do Exército, da Força Aérea e da Marinha da Tailândia, e lhe ter apresentado um ultimato, exigindo que abandone o poder no espaço de 24 horas.

A imprensa não recebeu quaisquer declarações governamentais a propósito desse encontro.

Segundo o líder da oposição, a entrevista foi organizada pelo general Prayuth Сhan-Ocha, comandante do Exército. Suthep Thaugsuban declarou à primeira-ministra que ela deve "devolver o poder ao povo sublevado contra ela" e que, caso aceite o ultimato, receberá um tratamento "cortês e magnânimo".

***

O governo da Tailândia advertiu a população de Bangkok sobre a próxima operação noturna das forças de segurança contra os manifestantes. Uma declaração a respeito foi feita pela TV Nacional por Pracha Promnok, vice-premiê do governo da Tailândia.

"O governo pede a população de Banguecoque permanecer em suas casas das 22h00 de domingo às 05h30 da segunda-feira, devido a uma operação das forças de segurança destinada a recuperar os territórios e edifícios públicos capturados pelos manifestantes", disse o vice-premiê.

***

Em Bangkok, o líder dos manifestantes oposicionistas, Suthep Thaugsuban, proferiu uma mensagem à nação. Sua intervenção foi transmitida em direto por 5 telecanais nacionais.

"Derrubaremos o governo capitalista da família Shinawatra. Em seu lugar, formaremos um governo verdadeiramente democrático consagrado pela proteção da monarquia", declarou Thaugsuban.

Os analistas assinalam que o líder oposicionista não só opôs o capitalismo à democracia mas também transgrediu a ordem da Chancelaria da Corte Real que proibe mencionar o instituto da monarquia com objetivos políticos.

***

A direção da companhia aérea Thai Airways International desmentiu os rumores divulgados pelas redes sociais tailandesas de que a premiê Yingluck Shinawatra teria fugido do país, se aproveitando de sua visita agendada à África do Sul.

Segundo aquela companhia aérea, o voo charter reservado para a viagem da premiê foi cancelado.

Segundo comunica o canal televisivo governamental Thai PBS, a premiê se encontra no país e continua dirigindo o governo a partir de um centro coordenador alternativo cuja localização não se divulga.

***

As manifestações antigovernamentais continuam na capital da Tailândia, Bangkok. Segundo testemunhas, os atuais acontecimentos em Bangkok lembram cenários de golpes de estado.

Suthep Thaugsuban, líder das manifestações antigovernamentais na Tailândia que na passada sexta-feira tinha assegurado que 01 de dezembro seria o dia da vitória da revolução popular sobre o governo, declarou hoje que o principal objetivo dos manifestantes para hoje era bloquear todos os edifícios governamentais.

“Hoje, ocuparemos todos os edifícios governamentais para que ninguém chegue ao trabalho amanhã. O governo ficará paralisado durante a próxima semana a partir da segunda-feira. Assim venceremos!”, declarou Thaugsuban.

***

A oposição tailandesa capturou hoje vários oficiais de polícia, relatou um manifestante de rua ao falar perante uma concentração de seus partidários junto da Casa do Governo de Bangkok.

Os manifestantes empreendem tentativas de assalto à Casa do Governo protegida por cerca de 8.500 policiais. Uma das tentativas de assalto já foi repelida pela polícia que usou gás lacrimogêneo e canhões d’água.

Os confrontos entre partidários do governo e forças de oposição, ocorridos na noite do sábado e no domingo, deixaram cinco mortos e mais de 50 feridos.

***

As autoridades tailandesas enviaram vários milhares de reforços militares para apoiar as unidades especiais de polícia encarregadas de proteger as sedes dos ministérios em Bangkok, capital do país.

A premiê tailandesa, Yingluck Shinawatra, foi evacuada do conjunto de edifícios policiais onde ela se refugiava dos manifestantes.

As forças de segurança foram obrigadas a usar gás lacrimogêneo para impedir os manifestantes de entrar na sede do governo.

Entretanto, os manifestantes ocuparam várias estações de rádio e de televisão, negociando atualmente o controle das emissões.

Segundo testemunhas, os atuais acontecimentos em Bangkok lembram cenários de golpes de estado.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato. 

Um comentário:

  1. Spot on աikth this write-up, I гeally
    believe that this web site needcs much more attention.
    I'll proЬably be back again to see more, thanks for the advice!


    Visit my web ƿage; aging skin

    ResponderExcluir