Na Rússia pode aparecer um concorrente ao Bitcoin, admite o chefe do Sberbank, Guerman Gref. O sistema eletrônico de pagamentos Yandex.Money pode servir de base para o projeto. Inicialmente, deve ser testado o atrativo da nova moeda virtual.
A popularidade das moedas virtuais está crescendo. Este fator motivou o Sberbank a desenvolvei a ideia de seu dinheiro criptográfico. Não se conhece por enquanto como será denominada a moeda e quando ela começar a circular. O maior banco russo está apenas cogitando essa possibilidade. Veronika Chekina, analista do centro financeiro Infina, considera:
"Atualmente, este tema está em voga. Uns dias antes do Sberbank, o JP Morgan anunciou que pretende emitir a sua própria divisa criptográfica. Em outras palavras, este tema tem grandes perspetivas hoje e é discutido por muitas pessoas. Mas é difícil por enquanto prever como tudo isso irá desenvolver-se na realidade."
Na opinião de peritos, a vantagem do dinheiro virtual emitido pelo Sberbank ou por um outro estabelecimento financeiro consiste em que a moeda criptográfica será posta em circulação oficialmente e por esquemas transparentes, ou seja sob a autorização do regulador monetário, isto é o Banco da Rússia. Viktor Dostov, presidente do Conselho de Diretores da Associação "Dinheiro Virtual", comentou as perspetivas do desenvolvimento do novo segmento no Sberbank:
"O Sberbank pode fazer duas coisas: primeiro, pode financiar o lançamento do novo segmento, publicando o protocolo, e, segundo, pode cambiar esta divisa por rublos reais. Enquanto a primeira ideia parece um futuro romântico, a segunda – o câmbio da moeda virtual por rublos – é um mercado interessante e atual que pode proporcionar lucros ao Sberbank."
Referindo-se à ideia do análogo ao Bitcoin, o chefe do Sberbank, Guerman Gref destacou que tal dinheiro precisa de regulação global. Cumprindo esta condição, a moeda virtual será protegida da volatilidade. As carteiras de Bitcoins, por exemplo, podem perder até uma metade de seu valor num dia.
Este dinheiro não é protegido contra roubo. Houve casos em que trapaceiros esvaziavam carteiras de Bitcoins de dezenas de milhões de dólares.
Além disso, graças ao anonimato, o dinheiro criptográfico pode ser utilizado para financiar a atividade criminal. Recentemente, o Departamento Bancário Europeu (EBA) advertiu para esta possibilidade. O regulador financeiro apelou a que todos os consumidores levem em conta todos os possíveis riscos do Bitcoin.
Contudo, na opinião de peritos, se os bancos mundiais em conjunto conseguirem resolver todos os problemas do dinheiro criptográfico, a moeda virtual terá todas as hipóteses para existir.
Fonte: Voz da Rússia
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário