quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O URSO QUE ERA OFICIALMENTE UM MEMBRO DO EXÉRCITO POLONÊS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


Depois de ter sido invadida pela Alemanha no oeste e depois pela Rússia Soviética no leste, o governo polonês fugiu de Varsóvia, mas continuou a lutar no exterior. Após a Alemanha atacou a Rússia, os russos decidiram lançar seus prisioneiros de guerra poloneses, que, em seguida, começou a re-formar em um exército.

Em abril de 1942, várias destas unidades polonesas desembarcou na Pérsia e começou uma jornada através de uma área montanhosa dirigindo para o Egito e Palestina para re-grupo, sob a direção do exército britânico.

Enquanto nas montanhas, a história diz que um grupo de soldados que aconteceu em um pastor iraniano que tinha encontrado um filhote de urso marrom sírio órfão. (Supostamente a mãe tinha sido baleado e morto.) A comida era escassa, por isso, o rapaz concordou em trocar o filhote para os soldados de um pouco de carne enlatada.

Se isso é verdade, como isso aconteceu ou não, os soldados se adquirir um filhote de urso durante a viagem. Eles o chamaram de Wojtek, pronuncia-se "Voytek", que significa "aquele que gosta de guerra" ou "mulher guerreira".

O urso rapidamente se tornou uma espécie de mascote para os soldados, e, em seguida, muito mais.Como o autor do Voytek o urso do soldado , Garry Paulin, declarou:


Os soldados poloneses tinham vindo do nada, tinha perdido tudo durante a guerra. O urso se tornou muito mais do que apenas um mascote para eles. Ele era um verdadeiro impulso para a sua moral.

Neste ponto, Wojtek se tornou um membro não oficial do Transport Company 22, Divisão de Artilharia, polonês II Corp Quando a empresa mudou-se para o Iraque, em seguida, Síria, Palestina e Egito, Wojtek mudou-se com ele.

Enquanto Wojtek era jovem, os soldados cuidou dele com leite condensado colocado em garrafas de vodca vazias, em seguida, alimentá-lo de frutas, mel e xarope, até que ele foi capaz de comer alimentos mais sólidos. Sabendo pouco sobre o cuidado ea alimentação dos ursos, eles eventualmente o tratavam como se ele fosse apenas mais um soldado, inclusive dando-lhe rações de cerveja, que rapidamente tornou-se sua bebida favorita. Ele também desenvolveu outros vícios ao longo dos anos, como fumar e comer cigarros.
bear2
Apesar de seu hábito de fumar e, aparentemente, a falta de nutrição adequada para um urso, Wojtek cresceu para ser um urso marrom bom tamanho de pé em em cerca de 6 metros de altura e pesando cerca de £ 485. Seu passatempo favorito estava lutando seus companheiros, embora ele também gostava de um bom jogo de cabo de guerra.

Além dessas atividades, Wojtek gostava de jogar com outros animais. Ele era o melhor amigo de um dálmata pertencente a um oficial de ligação britânico. Os dois animais iria jogar e lutar juntos. Nem todos os animais estavam abertos a fazer amizade com o urso embora.Wojtek em um ponto se aproximou de um cavalo em um campo e foi chutado na cabeça e pescoço várias vezes. Ele teria ficado longe de cavalos e mulas depois disso.

Na Palestina, Wojtek inadvertidamente ajudou a capturar um ladrão que invadiu um composto munição. Para surpresa do ladrão, além de munição, ele encontrou Wojtek, que muitas vezes dormia lá. Ao ver o urso, o suposto ladrão fez um grande tumulto, que alertou os soldados que, em seguida, prendeu o homem. Wojtek foi recompensado com uma garrafa de cerveja.


À medida que o exército polonês chegou mais perto de entrar na zona de guerra na Itália, em 1943, os soldados ponderou o problema do estatuto do Wojtek, em que se quisesse continuar a acompanhá-los, eles estariam trazendo-o para a linha de frente. Este problema veio à tona em 1944, no Egito, quando os soldados estavam indo para Nápoles. As autoridades portuárias se recusou a deixar a placa urso do navio.

Eles resolveram o problema, dando Wojtek sua própria paybook, posto e número de série. Eles ainda lhe ensinou a saudar como um soldado adequada. Após a papelada foi arquivado, ele era oficialmente um membro do Exército polonês no dia 22 de Artilharia de Abastecimento do polonês II Corps, e agora ele estava autorizado a bordo do navio.

Em Nápoles, foi o trabalho do britânico Courier Archibald Brown para ajudar a processar soldados poloneses que haviam acabado de chegar do Egito para avançar com os soldados britânicos contra as forças alemãs e italianas. Mas quando ele chamou o nome de Wojtek, ninguém respondeu.

"Olhamos para a lista, e havia apenas uma pessoa, o cabo Wojtek, que não tinha aparecido", disse Brown em uma entrevista anos mais tarde. Então ele perguntou aos outros soldados por Wojtek não veio para a frente. Um soldado divertido respondeu: ". Bem, ele só entende polonês e persa" Para sua grande surpresa, Brown foi levado a uma jaula que prende um urso maduro.

Wojtek logo provou que ele era mais do que apenas um mascote, quando, durante a série de ataques conhecidos como a Batalha de Monte Cassino , ele colocou a sua força para uma boa utilização depois de ser treinado para transportar caixas pesadas cheias de morteiros dos caminhões de abastecimento, fornecendo-lhes aos homens que operam as grandes armas na linha de frente.
Bear3
Após a batalha, uma semelhança de Wojtek que prende um escudo tornou-se o emblema oficial da Companhia de Transporte 22. A imagem foi colocada em veículos, bandeiras e uniformes.

No final da guerra, cerca de 3.000 soldados poloneses e seu urso acabou sendo estacionados em Berwickshire, Escócia por quase dois anos. Quando os soldados foram desmobilizados em 1947 e enviado para casa, eles disseram alguns doloroso coração despedidas para Wojtek.

Por sua parte, Wojtek encontrou uma casa no Jardim Zoológico de Edimburgo, onde se tornou uma atração popular. Muitos de seus amigos poloneses recrutas foi visitá-lo no zoológico ao longo dos anos. Como um dos tratadores não disse, 

... Seus velhos amigos que venha visitar e, ocasionalmente, eles iriam pular a cerca e dar-lhe um abraço ou uma garrafa de cerveja. Se ele ouviu o idioma polonês falado, ele costumava animar.
Na natureza, os ursos marrons sírios vivem tipicamente de cerca de 20-30 anos de idade. No entanto, em cativeiro eles podem potencialmente viver tanto tempo quanto 48 anos, mas não era para ser para Wojtek.Ele morreu em dezembro de 1963 com a idade de apenas 22 anos.
Fonte: Today i Foundout
Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário