terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ABELHAS TREINADAS DETECTAM CÂNCER ATRAVÉS DO PODER DO OLFATO



Unindo pesquisa inovadora por uma empresa inglesa especializada em insetos, mais medicina e design e parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, Susana Soares criou uma peça de vidro capaz de detectar determinados tipos de câncer em estágio inicial e doenças nos seres humanos como a tuberculose e a diabetes.

O The Bees Project é um teste feito pelo objeto criado por Susana Soares que consta em captar a respiração e o hálito do paciente e diagnosticar doenças dependendo da reação das abelhas. O dispositivo de vidro serve de receptor para partículas de cheiro que o olfato humano é incapaz de detectar.

O processo é simples: o paciente assopra no compartimento menor do bulbo e as abelhas treinadas, que estão na parte maior, apresentam um comportamento reflexivo de acordo com o diagnóstico avaliado por seu supersentido olfativo. Se o odor que possui biomarcadores* das doenças for detectados, as abelhas locomovem-se para o compartimento menor onde o paciente expirou o ar.

Susana-Soares-Project-Bees
Susana-Soares-Project-Bees-3
Susana-Soares-Project-Bees-2
Susana-Soares-Project-Bees-4
Susana-Soares-Project-Bees-5

Conhecidas por seu olfato extremamente aguçado, 100 vezes mais poderoso que o nosso, as produtoras de mel do mundo, tem o dom de reconhecer certos cheiros associados às enfermidades. Com o método Pavlov - reflexo condicionado – as abelhas são treinadas em apenas dez minutos, tornando-se aptas, a diagnosticarem as doenças.

O condicionamento dos insetos é feito com a ajuda de pacientes com câncer que tem os biomarcadores no hálito: eles respiram no bulbo de vidro e, em seguida, elas são alimentadas com açúcar. Esta atividade repetida, além de mostrar que as abelhas são muito precisas com o diagnóstico precoce, torna estes pequeninos animaizinhos capazes de ajudarem os seres humanos doentes a terem a oportunidade de se cuidarem no estágio mais leve das doenças.

Susana-Soares-Project-Bees-7
Susana-Soares-Project-Bees-8
Susana-Soares-Project-Bees-9

O método ainda está em fase experimental e são necessários mais testes para que o aparelho seja utilizado nos hospitais.

Lindo, Susane Soares!

Susana-Soares-Project-Bees-6

*Biomarcadores: são entidades que podem ser medidas experimentalmente e indicam a ocorrência de uma determinada função hormonal ou patológica de um organismo ou uma resposta a um agente farmacológico. Os biomarcadores podem ser usados na prática clínica para o diagnóstico ou para identificar riscos de ocorrência de uma doença. Podem ainda ser utilizados para estratificar doentes e identificar a gravidade ou progressão de uma determinada doença, prever um prognóstico ou monitorizar um determinado tratamento para que seja menos provável que alguns efeitos secundários ocorram. A utilização dos biomarcadores tem permitido a individualização de alguns tratamentos e tem permitido o desenvolvimento da medicina personalizada. 

Fonte: Roche

Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário