terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PALAVRA CRUZADA COMPLETAM 100 ANOS


As palavras cruzadas completam 100 anos esta semana. O primeiro jogo de palavras cruzadas, criado por Arthur Wynne, foi publicado no The New York World em 21 de dezembro de 1913. "Foi um sucesso imediato entre os leitores", disse Will Shortz, editor de palavras cruzadas do New York Times, e um dos editores de quebra-cabeça mais famoso do mundo, segundo reportagem da rede CBS dos Estados Unidos. Na foto, estreia da seção fixa de palavras cruzadas no Estadão em 2 de abril de 1950.

Até os anos 1920 o jogo ainda era pouco conhecido. Isso mudou quando dois jovens graduados de jornalismo da Universidade Columbia, Dick Simon e Max Schuster, decidiram entrar no mundo da edição. 'Um deles tinha uma tia que era grande fã das palavras cruzadas, e ela sugeriu que eles fizessem um livro', disse Shortz. Eles criaram então a primeira publicação específica, que se tornou best-seller e fez o jogo virar mania mundial. Na foto, palavras cruzadas no Estadão em 1950.

Havia vestidos de palavras cruzadas, concursos de palavras cruzadas. Houve um show na Broadway chamado 'Puzzles de 1925', em que a cena culminante foi a solução de um quebra-cabeças de palavras cruzadas. Mas, apesar de sua popularidade, Arthur Wynne - o homem que começou tudo - nunca recebeu os direitos pela sua invenção, segundo reportagem da CBS. Na foto, palavras cruzadas da Lacta no Estadão em agosto de 1925.

Depois de ter feito as primeiras palavras cruzadas, Wynn procurou seu chefe no jornal e disse: 'Isso parece estar decolando. Devo registrar os direitos autorais?'. Segundo sua filha, Catherine Wynne Cutler, que mora em Clearwater, na Flórida, o chefe teria dito para ele não desperdiçar o dinheiro com isso, pois se tratava de uma 'moda passageira'. Acima, revista de palavras cruzadas de 1955.

A filha de Wynne conta que o pai nunca reclamou por não ter ganhado dinheiro com a ideia. 'Ele gostava do fato de ter feito isso, e de ser chamado de pai da moderna palavra cruzada'.

Atualmente o jogo é recomendado como um exercício para o cérebro. Ele pode reforçar a memória e retardar sintomas de demência na velhice.

Daniel Feyer, o campeão americano das palavras cruzadas, resolve em média 10 palavras cruzadas por dia. Sendo o mais rápido do país quando se trata de resolver as perguntas que formam o jogo, ele diz que resolve as dez cruzadas em pouco mais de dez minutos.

'Hoje em dia, as pessoas estão perdendo a capacidade de atenção', disse Shortz. 'Um enigma diário tem cerca de 76 pistas e respostas, cada uma sobre um tema diferente. Resolver as questões faz sua mente pular de um lado para o outro eu isso é perfeito como exercício para o cérebro nos tempos atuais'.

Diversas empresas criaram outras versões da ideia, inclusive em tabuleiro.

Fonte: MSN

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário