segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

SOTHEBY VOLTARÁ A ESTÁTUA CAMBOJA ANTIGO GUERREIRO ROUBADO


No centro da disputa entre o Departamento de Justiça dos EUA e uma das maiores casas de leilões estátua Khmer de um guerreiro era mais velha de 1.000 anos, roubado do templo cambojano em 1970. Após longos litígios Sotheby concordou em voltar a exibição, no valor de mais de US $ 2 milhões no país a partir do qual ele foi sequestrado.

Estátua do século X leva o nome de um dos heróis do épico indiano - Duryodhana, e está pronto para lutar com um guerreiro. A escultura é de 1,5 metros e pesa cerca de 112 kg.

O monumento foi erguido em um dos templos da antiga cidade cambojana de Koh Ker, situado a 90 km de Angkor. Durante a guerra, "Khmer Rouge" com o Vietnã, nos anos 1975-1979, a estátua foi roubada. Em seguida, em 2011, ela apareceu em uma série de lotes de a casa de leilões Sotheby com uma estimativa de US $ 3,2 milhões e despertou grande interesse entre os colecionadores. Licitação em um antigo artefato exposto belga Ruspoli di Poggio Doetsch Suazo. Autoridades cambojanas imediatamente pediu para retornar à sua terra natal monumento cultural. Com a troca de Duryodhana removido.

Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos investigação durou mais de um ano, durante o qual a estátua foi submetido a vários exames. Opiniões dos cientistas sobre a venda ilegal do artefato baseado em grande parte na ausência de estátua pé, pedestal com um fragmento do que foi encontrado no complexo do templo de Koh Ker.

Conforme relatado pelo The New York Times, entre a escultura amante, foi assinado representantes da casa de leilões e da Procuradoria dos EUA. Sotheby é obrigado a transferir representante valiosa exposição do Camboja para os Estados Unidos no prazo de 90 dias.

Complexo do templo Koh Ker, apesar de uma longa história, hoje é uma ruína. Esculturas mais valiosas e monumentos únicos da antiga civilização foram roubados na década de 70 do século XX. No entanto, as autoridades cambojanas a intenção de retirar-se da desolação de Koh Ker, fragmentada restaurar os monumentos da história antiga para atrair turistas.

Diretor do complexo do templo também está envolvido nas negociações sobre a repatriação de semelhante estátua Duryodhana guerreiro Bhima. Desde 1980, ela está no Museu Norton Simon, em Pasadena, Califórnia. Em junho de 2013, as autoridades norte-americanas voltaram duas esculturas do Camboja, anteriormente pertencentes ao mesmo templo em Koh Ker. Estas estátuas conhecidas como "ministros rebaixamento" mantido na Galeria de Arte do Sudeste Asiático Metropolitan Museum.

Fonte: Russian RT

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário