quarta-feira, 18 de novembro de 2015

BRASIL: DILMA, PLANO DE RECUPERAÇÃO DO RIO DOCE SERÁ FEITO POR AÇÃO FEDERATIVA


Após reunião com governadores de Minas Gerais e do Espírito Santo, nesta terça-feira (17), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o governo federal e os estados trabalharão em conjunto para elaborar o plano de recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. 

Para isso, a Advocacia-Geral da União e as procuradorias estaduais deverão se reunir para definir a arquitetura jurídica das medidas, que incluem as ações emergenciais às regiões atingidas e pela recuperação e revitalização do Rio Doce.

“Os três procuradores, eles vão avaliar a arquitetura jurídica de todos os problemas, sejam os problemas emergenciais, mas, sobretudo, desse nosso plano de recuperação do Rio Doce. Essa é uma questão que para o governo federal, para os estados, é muito importante porque podemos dar um exemplo de ação federativa, no sentido de recuperação de uma das mais importantes bacias hidrográficas do Sudeste do Brasil”, garantiu a presidenta, ressaltando que o objetivo é tornar o Rio Doce “melhor do que ele estava antes”.

“Revitalizando as nascentes, olhando toda a mata ciliar do rio, que é fundamental para ele recuperar a sua vida, enfim, para melhorar até as condições de vida naquela região”, afirmou.

A presidenta acrescentou que a recuperação do Rio Doce é “a única forma de a gente responder à população que foi atingida no rio, de uma forma positiva”.

“Se houve esse desastre, essa calamidade, se nós perdemos vidas humanas, se populações municipais foram atingidas, nós temos de dar um exemplo: recuperar esse rio, revitalizá-lo, mas revitalizá-lo não só olhando o que aconteceu no curtíssimo prazo, mas torná-lo novamente o rio que ele foi antes de nós, humanos, termos chegado ali”, assegurou.


Estados


Segundo Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais, todas as medidas emergenciais necessárias já foram tomadas e, a partir de agora, deverão ser discutidas também as questões de longo prazo, como a recuperação e revitalização das áreas afetadas pela tragédia, que causou mortes e provocou uma série danos ambientais.

“Do ponto de vista emergencial, tudo o que pode ser feito está sendo feito. A gente lamenta imensamente a perda de vidas humanas. Mas vamos transformar essa tragédia em uma lição. Foi o que a presidenta incentivou aqui hoje. Vamos transformar o Rio Doce em um exemplo de que a gente pode, de fato, recuperar uma bacia hidrográfica e torná-la ainda melhor do que era antes do acidente”, afirmou o governador.

O governador Paulo Hartung, do Espírito Santo, classificou a ação conjunta entre governo federal, estados e municípios como “muito produtiva”.

“É muito importante que a gente esteja com os níveis de governo unidos e articulados para colocar de pé um projeto como esse [a recuperação do Rio Doce]. Para tantos desafios hídricos que nós temos no Brasil, se a gente colocar de pé um projeto de recuperação de uma bacia hidrográfica tão importante, de certa forma a gente vai plantar uma ação que vai ser útil para poder trabalhar o gerenciamento dos recursos hídricos no nosso país”, garantiu. 


Fonte: Blog do Planalto 

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário