quarta-feira, 18 de novembro de 2015

BRASIL: MULHERES NEGRAS MARCHAM POR RECONHECIMENTO E IGUALDADE RACIAL


Milhares de mulheres saem às ruas nesta quarta-feira em Brasília-DF (18), contra a histórica condição de rebaixamento que as mulheres negras foram obrigadas a passar no Brasil durante séculos, processo que ainda reflete nas relações sociais contemporâneas. Está prevista a participação de 24 a 30 mil pessoas na manifestação, além de delegações vindo da América Latina e África. 

Por Laís Gouveia

Segundo Mônica Custódio, secretária de igualdade racial da CTB e uma das organizadoras da marcha, a ação cumpre o papel de buscar uma reparação histórica do protagonismo da mulher negra e dar visibilidade as suas movimentações. “Em todo o passado de nosso país, nós ocupamos as principais trincheiras de resistência, principalmente, contra o patriarcado. As primeiras assalariadas foram as mulheres negras, assim como as primeiras ações de empreendedorismo, tendo em vista que, muitas mulheres, juntavam dinheiro para comprar e alforria dos seus filhos e maridos. O candomblé e umbanda, por exemplo, eram formas superinteligentes de respeito a outras crenças, mesclando a religião com um ambiente de resistência à escravidão”. 


A secretaria afirma que nos dias atuais, é importante frisar que as reivindicações da mulher negra vêm ao encontro da luta de gênero e que, acima de tudo, perpassa por uma questão classista. “Muitas vezes tal reconhecimento não existe, por isso, a marcha possui o significado também de reafirmar tais aspectos para dentro e fora do movimento social”, aponta. 

Mônica alerta para a situação atual da população negra que, mesmo com a implementação nos últimos 12 anos de políticas públicas de inclusão racial, ainda sofre com o genocídio da juventude e com o feminicídio das mulheres. “Tivemos avanços históricos, no que diz respeito às políticas públicas de inserção na educação e saúde, mas travamos em outros aspectos importantíssimos. Não vamos obter conquistas profundas sem salários iguais com trabalhos de igual valor. Na terceira onda cientifico industrial, Marx nunca teve tanta razão. É a concentração se renda que gera a discriminação, baseado no critério de cor, raça e gênero. Fazer a luta de classes neste contexto conjuntural, com o reconhecimento da militância é essencial”.
Mônica Custósdio


Quando indagada sobre a faces do preconceito, Mônica afirma que, o racismo institucional, é o principal inimigo de classe. “É uma espécie de racismo que dá toda a segurança para o estado cometer suas atrocidades. Mulheres negras sofrem preconceito nos hospitais, mesmo quando não cometem o aborto e na hora do parto, são vítimas da negligência. A forma que a polícia entra, por exemplo, em uma festa rave: O policial bate na porta com toda educação. Em baile funk já chegam atirando. No mercado de trabalho é a diferença salarial que abate a população negra. Na educação, são vários casos de estudantes negros que sofrem ofensas pesadas nas universidades e que tal crime não gera punição alguma. 

O racismo recrudesce, precisamos lutar a cada dia mais contra tal situação”, conclui. 


Fonte: Vermelho Org

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário