quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PONTE PROJETADA POR LEONARDO DA VINCI É CONSTRUÍDA 500 ANOS DEPOIS


Mais um dos fascinantes projetos do pintor, escultor, matemático, arquiteto e outras coisas mais: a ponte Golden Horn, pensada para a cidade de Constantinopla, atual Istambul, Turquia, mas muito avançada para os construtores da época.

Leonardo da Vinci era realmente um homem à frente no seu tempo. A ponte Golden Horn, conhecida como a “Mona Lisa das Pontes”, é só mais um exemplo disso. Pensada para ficar no Golden Horn, um pequeno braço de mar no estreito de Bósforo, na atual Istambul, o projeto de ponte se revelou complexo e o sultão Bajazet II acabou rejeitando a proposta.

A verdade é que em 1995 o arquiteto norueguês Vebjørn Sand achou o modelo em uma exposição de projetos do artista renascentista. Ao invés de avançar com o plano original, com a construção em pedra, Sand optou por redesenhá-lo em ponto mais pequeno, usando madeira e aço.

A ponte foi concluída em 2001 e fica na estrada E- 18, que liga Oslo e Estocolmo, perto da cidade de Ås, Noruega. O resultado é bem interessante, olha só:
GoldenHorn_daVinci1
GoldenHorn_daVinci2
GoldenHorn_daVinci3
GoldenHorn_daVinci4
GoldenHorn_daVinci5
GoldenHorn_daVinci6
GoldenHorn_daVinci7
GoldenHorn_daVinci8
GoldenHorn_daVinci9

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário